

Portugal
Covid-19: Governo aprova 19,8 milhões para testes rápidos nas escolas e no setor social
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de euros.
“Desta forma, o Governo pretende preparar a reabertura gradual e sustentada das atividades presenciais, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 2020”, explica o Conselho de Ministros, em comunicado.
A resolução, que foi hoje aprovada de forma eletrónica, autoriza a realização de despesa, por parte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e do conselho diretivo do Instituto da Segurança Social, para a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio em estabelecimentos de educação e ensino públicos e em respostas sociais de apoio à infância do setor social e solidário, até um montante de 19,8 milhões de euros.
Na quinta-feira, em declarações à agência Lusa, representantes das associações de pais e diretores escolares ressalvaram que as escolas estão preparadas para reabrir, mas pediram mais testes de rastreio à covid-19 e, eventualmente, a vacinação dos profissionais para reforçar a confiança.
A norma da Direção-Geral da Saúde sobre a Estratégia Nacional de Testes, atualizada no dia 26 de fevereiro, prevê que os “testes à SARS-CoV-2 vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais”.
A norma indica que “são recomendados rastreios laboratoriais regulares (de 14 em 14 dias) nos estabelecimentos de ensino ao pessoal docente e não docente” e que a incidência da testagem nas escolas prevê recolhas em concelhos com incidência cumulativa a 14 dias superior 120 por 100 mil habitantes.
O executivo prevê apresentar o plano de desconfinamento na quinta-feira e, segundo o primeiro-ministro será gradual, progressivo e diferenciado em termos de abertura de atividades.
- Portugal3 dias ago
Portugal com quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas
- Açores3 dias ago
Açores com 39 novos casos nas últimas 24 horas
- Política3 dias ago
Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António renuncia ao mandato
- Portugal3 dias ago
Lojas do cidadão reabrem na segunda-feira com marcação
- Portugal3 dias ago
Costa admite novos critérios de medição do risco no final de maio
- Açores3 dias ago
São Miguel entrou às 00:00 no nível mais elevado de risco de contágio
- Portugal2 dias ago
Câmara da Marinha Grande preocupada com impacto no comércio e restauração
- Desporto3 dias ago
Vitórias seguidas do Portimonense dão confiança mas não “embebedam”
- Sociedade2 dias ago
Oito arguidos em caso que envolve autarca de Vila Real de Santo António
- Portugal2 dias ago
Governo avança com extinção dos CDOS e cria novo modelo de resposta de emergência
- Portugal3 dias ago
Restaurantes e cafés podem abrir serviço no interior a partir de segunda-feira
- Sociedade3 dias ago
Seis detidos em operação de combate ao tráfico de drogas em Samora Correia