Connect with us

Cultura

CONHECE O CONJUNTO MEGALÍTICO DOS MORENOS EM AVIS?

No mês de setembro, o Centro de Arqueologia de Avis (CAA) divulga, em XII Sítios, XII Memórias, um painel informativo sobre o Conjunto Megalítico dos Morenos.

O Conjunto Megalítico dos Morenos localiza-se na freguesia de Aldeia Velha e é constituído por três monumentos implantados na margem direita da Ribeira da Santa Margarida, atualmente integrada na albufeira da barragem de Montargil.

As antas surgem em terrenos adjacentes à ribeira, numa zona plana, encontrando-se distribuídas ao longo da margem, definindo um alinhamento paralelo à linha de água.

Os monumentos apresentam uma dimensão média e sem corredor, sendo construídos em xisto, o qual ocorre com abundância na envolvente, evidenciando uma relação espacial de proximidade.

A identificação deste conjunto no decurso da Carta Arqueológica de Avis, assim como de outros exemplares localizados em áreas onde os vestígios megalíticos eram escassos ou até mesmo nulos, veio confirmar a diversidade de expressões megalíticas no concelho, contribuindo para novas leituras destas estruturas e da sua relação com os restantes sítios arqueológicos contemporâneos.

XII Sítios, XII Memórias encontra-se disponível online, no Facebook do CAA, no Facebook e no site do Município, e no Centro de Arqueologia de Avis, aberto de 2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, onde poderá conhecer um pouco mais sobre os locais selecionados.

+ popular

%d bloggers like this: