Connect with us
Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore

Economia

Concluídas obras de 29ME na via ferroviária da Linha do Leste

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão das obras de renovação da via ferroviária da Linha do Leste, num investimento total de 29 milhões de euros, tendo sido “reforçadas” as condições de segurança.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa explica que as empreitadas de renovação de via nesta linha, realizadas em “diferentes fases”, tiveram ainda como objetivo ver “melhoradas” as condições de operacionalidade, assim como a “eficiência e competitividade” da exploração ferroviária.

A empresa destaca que “terminou recentemente” as duas últimas empreitadas da última fase do projeto integrado de reabilitação da Linha do Leste.

Estes últimos dois trabalhos, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, envolveram um investimento de 2, 2 milhões de euros, e contemplaram a substituição integral de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, substituição de fixações e carril e transformação de barra curta em barra longa soldada.

Intervenções de desguarnecimento de via com aplicação de balastro granítico e manta geotêxtil, rebaixamento de passeios, construção de contenções guarda balastro e o aumento da rasante de via em cerca de 10 centímetros foram outras das intervenções nas duas últimas empreitadas.

A Linha do Leste, segundo a IP, “assume-se como corredor alternativo” de ligação ao Centro-Norte a partir do futuro Corredor Internacional Sul, o qual tem por objetivo “reforçar a conexão” ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

A IP recorda que, num “quadro do desenvolvimento” de um mercado interno ferroviário, designadamente no que respeita ao transporte de mercadorias, a Linha do Leste, com 140 quilómetros de extensão, liga a estação de Abrantes (Santarém), na Linha da Beira Baixa, à fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre).

Lusa

Continue Reading
Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular

%d bloggers like this: