Connect with us

Economia

Comissária Elisa Ferreira diz que escolhas do plano têm de ser “bem ponderadas”

A Comissária Europeia Elisa Ferreira afirmou hoje que as escolhas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) têm de ser “bem ponderadas” e assentes numa estratégia em que a ciência e inovação têm de ter “um papel fundamental”.

Elisa Ferreira, que participava hoje no ‘webinar’ organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para debater o PRR, defendeu que o país tem “uma oportunidade única” para reconstruir a economia e assegurar o reequilíbrio social e territorial.

“Portugal tem aqui de facto uma oportunidade única para reconstruir a economia numa perspetiva de futuro, em novas bases, mais sustentáveis, mais verdes, mais tecnológicas e é também uma oportunidade para assegurar o reequilíbrio social e territorial, reinventar de algum modo o país, corrigindo obstáculos e desequilíbrios estruturais ao desenvolvimento e competitividade de todas as suas regiões”, afirmou.

A Comissária Europeia alertou que as escolhas a realizar no âmbito do PRR têm de ser “bem ponderadas” e devem assentar numa estratégia nacional onde a qualificação do capital humano, ciência, inovação e investigação “têm de ter um papel fundamental”.

“Não tenhamos dúvidas, do sucesso deste esforço vai depender o futuro de Portugal e da própria União Europeia”, salientou, acrescentando que o “fracasso, má utilização e desperdício não são opções”.

“Teriam a agravante de reforçar os argumentos daqueles, que não são poucos, que fazem do ceticismo e descrédito a sua arma para pôr em causa a própria união europeia e a bases democráticas em que está assente a nossa prosperidade coletiva”, afirmou.

Além de Elisa Ferreira, no ‘webinar’ Contributos do Ensino Superior para o PRR, promovido pelo CRUP, participou também o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o coordenador do PRR, António Costa e Silva.

O PRR de Portugal, para aceder às verbas comunitárias pós-crise da covid-19, prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

Depois de um rascunho apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou a versão preliminar e resumida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em consulta pública, até 01 de março, no qual estipula “19 componentes, que integram por sua vez 36 reformas e 77 investimentos”.

O executivo justifica que, “com base no diagnóstico de necessidades e dos desafios”, foram definidas três “dimensões estruturantes” de aposta – a da resiliência, da transição climática e da transição digital -, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros em subvenções a fundo perdido das verbas europeias pós-crise.

No documento, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros em empréstimos, mas fonte do executivo garante que “ainda não está assegurado” que Portugal irá recorrer a esta vertente do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do novo Fundo de Recuperação da União Europeia.

Previsto está que a maior fatia (61%) das verbas do PRR se destine à área da resiliência, num total de 8,5 mil milhões de euros em subvenções e de 2,4 mil milhões de euros em empréstimos.

Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Saúde1 minuto ago

Açores com três novos doentes e mais cinco recuperados

Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas três novos casos de covid-19, sendo dois em São Miguel e um no...

Saúde16 minutos ago

Desceu percentagem do total de mortes atribuída à doença na última quinzena

A percentagem de mortes em Portugal atribuídas à covid-19 desceu entre 08 e 21 de fevereiro para cerca de metade...

Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore Interrompida circulação de comboios na Linha de Cascais devido à queda de árvore
Economia1 hora ago

Concluídas obras de 29ME na via ferroviária da Linha do Leste

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão das obras de renovação da via ferroviária da Linha do Leste,...

Saúde2 horas ago

Portugal com 28 mortes e 949 casos de infeção nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje 28 mortes relacionadas com a covid-19 e 949 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo...

Portugal9 horas ago

Pandemia ajudou a “catapultar” o país com urgência para o digital

A pandemia da covid-19 veio “catapultar” cidadãos e entidades públicas para o digital, permitindo acelerar a transição digital da sociedade...

Educação9 horas ago

Competências digitais devem ser introduzidas logo no 1.º ciclo

As competências digitais deveriam ser introduzidas logo ao nível do 1.º ciclo de ensino, defende a investigadora da Universidade do...

Portugal9 horas ago

Falso post no Facebook provoca onda de protestos

Um falso post publicado no Facebook por um cidadão ao que parece autuando por não usar máscara em recinto público,...

Educação10 horas ago

Governo disponibiliza sete milhões para escolas comprarem material de proteção

O Ministério da Educação anunciou hoje que disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros...

Sociedade10 horas ago

Liga surpreendida por estratégia do Governo não contemplar bombeiros

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje surpreendida por o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) não contemplar verbas...

Política10 horas ago

Governo aprova investimento de 30 ME em medidas para valorizar paisagem florestal

O Conselho de Ministros aprovou hoje um conjunto de medidas no âmbito da política de valorização da paisagem florestal que...

Portugal11 horas ago

Câmara de Elvas entrega cabazes alimentares a 900 famílias

A Câmara Municipal de Elvas vai fazer a entrega de cabazes de alimentos a cerca de 900 famílias do concelho,...

Sociedade12 horas ago

Circulação entre concelhos em Portugal continental proibida a partir das 20:00

A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de...

+ popular

%d bloggers like this: