Siga-nos nas redes sociais

Cultura

Galeria : Círio Nossa Senhora de Tróia

A Festa de N Sra do Rosário de Tróia é tão setubalense como as sardinhas assadas. Organizada pela paróquia de S. Sebastião e pelos pescadores de Setúbal festeja-se em Agosto este ano aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Estas festas são uma mescla particular de fé e profano e um espetáculo visual deslumbrante que revela a identidade cultural e religiosa dos marítimos de Setúbal.

Para entender a Festa de Tróia, há que compreender a importância das relações das famílias entre si e a importância do sentido de comunidade que as liga. Hoje em dia as gerações mais novas estão mais afastadas da pesca enquanto profissão, mas continuam a frequentar a festa que foi e é fundamental na transmissão de memórias, valores, sentimentos e devoção.

Existe um número elevado de crianças e jovens na festa e os mais velhos acreditam que estes a vão continuar – é algo que está no sangue, não se explica. Existe em todos o sentimento de que a festa não deveria acabar nunca.

Portugal

Gisela João atua em Grândola

Com uma voz e um timbre singulares, Gisela João, figura central e uma das mais importantes intérpretes da musica portuguesa é o destaque deste ano do programa das Comemorações do Dia do Concelho. O espetáculo tem lugar dia 21 de outubro, às 22h00 no Cine Granadeiro Auditório Municipal. A entrada é gratuita mediante reserva de lugar através do 269 448 030.

Gisela João, para além de ser um nome sonante da nova geração do fado, é também letrista e compositora. O espetáculo irá centrar-se no álbum editado no ano passado «Aurora», o seu registo mais intimista e pessoal, que capta a sua identidade e aquilo que ama. Contudo, para além de outros sucessos da sua carreira, aguardam-se surpresas, já que é conhecido  o seu amor pelas pistas de dança e pela música eletrónica.

Presença constante em palcos nacionais e internacionais, com atuações eletrizantes, Gisela João já foi distinguida com inúmeros prémios, entre os quais o Globo de Ouro para Melhor Interprete Nacional, pelas revistas Blitz e Time Out e pelo jornal Expresso.

Continuar a ler

Sociedade

Menino de 10 anos já ganhou mais de 300 mil euros a vender as suas pinturas

Com apenas 10 anos de idade, Andres Valencia já é considerado um dos grandes nomes do meio artístico, apelidado por muitos como “pequeno Picasso”.

Segundo o avançado pelos pais ao The New York Times, a criança demonstra interesse pela pintura desde os quatros anos.

Atualmente, com 10 anos, já ganhou mais de 300 mil euros com a venda dos seus quadros, expondo também nas galerias mais importantes de Nova Iorque.

Continuar a ler

Portugal

Biblioteca Municipal de Odemira recebe VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago

No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, Odemira dedicada os meses de outubro e de novembro ao escritor, proporcionando várias atividades em torno da vida e obra do Prémio Nobel da Literatura. Destaque para a realização do VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago na Biblioteca Municipal de Odemira, entre os dias 21 e 23 de outubro, com tertúlias, poesia, música e exposição dedicadas a Saramago.

O VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é organizado pela Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago. Estes encontros acontecem anualmente desde 2016, em diversas bibliotecas e espaços públicos em Portugal e Espanha.

O Encontro tem início no dia 21 de outubro, pelas 21.00 horas, com uma sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, em 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. Segue-se o espetáculo de poesia sobre Saramago, “A homenagem possível”, pelos Bocados Brutais e Sónia Barradas.

No dia 22 de outubro, pelas 10.00 horas, é inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo, Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”. A manhã é depois dedicada aos Leitores Saramago, com a participação de Diego Mesa (da Aula Saramago) e a apresentação da tese de doutoramento “Um teatro da Pólis – adaptações cénicas de José Saramago” de Sónia Barradas, seguindo-se intervenções de leitores portugueses e espanhóis ao longo do dia. “Pela Floresta de Saramago” é o tema da performance literária e musical, por Sílvia Costa e Nuno Salvado, agendada para as 18.30 horas. O segundo dia termina com a apresentação do documentário “O pão que a terra lhe dá – tradição oral do concelho de Odemira”, no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 21.30 horas.

No dia 23 de outubro os participantes são convidados para um passeio cultural em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra “Viagem a Portugal”, de José Saramago, incluindo passeio de Barco no Rio Mira e passeio pedonal pela vila, acompanho pelo historiador António Quaresma.

A participação no VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é livre mas sujeita a inscrição, através do portal municipal em www.cm-odemira.pt. Para mais informações, contactar a Biblioteca Municipal: 283327930 biblioteca@cm-odemira.pt. Em paralelo decorre uma Feira do Livro de Saramago, em colaboração com Livraria A das Artes, de Sines.

A Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, como membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de homenagear e divulgar a relevância do autor na história cultural e literária em Portugal e no Mundo.

Continuar a ler

Portugal

PSP identifica dois jovens responsáveis pelos danos na Escultura de Homenagem a José Régio

A PSP identificou dois jovens, com 19 anos de idade, um residente no concelho de Portalegre e outro no concelho de Nisa, como autores do furto do livro em mármore, peça que faz parte da escultura de homenagem a José Régio.

Em comunicado enviado à nossa redação, a força de segurança relata que “a subtração desta peça e o consequente dano na obra de arte, ocorreu na madrugada de 25 do corrente mês”. Após as várias diligências realizadas, foi ainda possível recuperar o livro, embora com danos visíveis.   

A PSP continuará a investigação no sentido de identificar outros intervenientes do ato ilícito.

Os factos serão comunicados à Procuradoria da República junto do Juízo Local Criminal de Portalegre.

O Comando Distrital da PSP da Portalegre aproveita para recomendar a todos os cidadãos que tenham conhecimento de ilícitos de natureza criminal, que contactem, no mais curto espaço de tempo, qualquer Esquadra da PSP a fim de acionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade.


Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS