Alentejo

CDU candidata presidente de junta de freguesia à Câmara de Mora

O presidente da Junta de Freguesia de Mora, Marco Calhau, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal, no distrito de Évora, nas eleições autárquicas deste ano, revelou hoje a coligação.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CDU indica que, após um “vasto trabalho de auscultação” junto de militantes do PCP e de simpatizantes e ativistas da coligação que junta os comunistas e o partido ecologista Os Verdes, foi proposto o nome de Marco Calhau para candidato ao município.

Natural de Mora, Marco António Fortio Calhau, de 43 anos, bombeiro de profissão, é presidente da Junta de Freguesia de Mora, eleito pela CDU, desde 2017.

Anteriormente, o candidato da coligação liderada pelo PCP cumpriu dois mandatos como eleito na Assembleia de Freguesia de Mora e um como secretário da Assembleia Municipal de Mora.

Marco Calhau é bombeiro na corporação de Mora, desde 1994, primeiro como voluntário e, depois, também como assalariado, onde desempenhou funções de motorista, socorrista, mergulhador e formador de socorrismo, sendo atualmente subchefe.

Militante do PCP, o candidato é delegado sindical e membro da direção nacional do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins.

“A sua ligação, desde 2008, ao poder local democrático e o contacto quotidiano com a população no desempenho da sua missão ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Mora garantem-lhe um profundo conhecimento da realidade local, dos problemas e dos anseios da população cuja satisfação tem norteado a gestão da CDU nos diversos órgãos autárquicos”, sublinha a coligação.

O atual presidente da Câmara de Mora, Luís Simão, eleito pela CDU, está a cumprir o terceiro mandato consecutivo e não se pode recandidatar nas próximas autárquicas, devido à lei de limitação de mandato.

O executivo municipal de Mora no atual mandato é composto por quatro eleitos do CDU e um do PS.

Marco Calhau é o primeiro candidato anunciado para a Câmara de Mora nas próximas eleições autárquicas.

As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas por lei realizam-se em setembro ou outubro.

Lusa

+ popular

Exit mobile version