Connect with us

Cultura

CAPOTE ALENTEJANO

O capote vestiu Reis e Presidentes da República, apesar das humildes origens pobres. A sua origem é alentejana, mas conquistou, além de Portugal, o mundo inteiro.

Nada melhor para vestir no inverno e sentir-se confortável e quente, que um bom Capote ou Samarra alentejano!

Quem não se lembra de ver os avós com uma samarra ou capote alentejano vestido? Assim que o frio começava lembro de a minha tia-avó tirar do roupeiro a samarra para o meu tio-avô, recordações de miúda que ficam para sempre gravadas na memória.

A título de curiosidade, o capote vestiu Reis e Presidentes da República, apesar das humildes origens pobres. Depressa se transformou em peça de moda e tornou-se uma peça nobre para usar.
A origem é alentejana, mas conquistou, além de Portugal, o mundo inteiro.

Recuperam-se as tradições antigas e modernizam-se essas mesmas. A tradição deixa de ser exclusiva dos pastores alentejanos e passa a ser vestido por todos nós, cada vez mais as pessoas procuram estas vestes, além de nos aquecerem do frio, ficamos com estilo.

O que antigamente era só vestido pelos Homens, passou também a ser usado por nós, as mulheres, são giras, modernas e com estilo, e de variadíssimas cores.

Falta dizer que são fabricadas com a famosa lã Burel e o seu fabrico é artesanal.

A famosa Samarra, para ele e para ela. Lindos.

O famoso Capote alentejano, reparem como fica bem nelas e neles!

Até os pequeninos ficam mimosos com os capotes.

Onde podem comprar, na famosa loja em Évora, de seu nome Capote’s Emotion”, é bastante conhecida e é uma referência nacional no fabrico dos capotes alentejanos.

Que estão há espera para visitar? CB

Continue Reading
Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular

%d bloggers like this: