Siga-nos nas redes sociais

Turismo

CAMPANHA MÉRTOLA +H2O SENSIBILIZA TURISTAS PARA POUPANÇA DE ÁGUA

Na sequência da comemoração do Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, a Câmara Municipal de Mértola, junto dos alojamentos turísticos do concelho, lança uma campanha de sensibilização dos turistas, para a adoção de práticas de poupança no consumo de água, incentivando uma atitude cívica e colaborativa com a comunidade local para a valorização do recurso água.

No âmbito da campanha será distribuído um folheto em 5 línguas e placas a colocar nos WCs dos alojamentos com dicas para a poupança de água. O consumo responsável e consciente da água é uma tarefa de todos, principalmente, num território com níveis de precipitação muito baixos, períodos longos com ausência total de chuva e forte vulnerabilidade a fenómenos de seca estrema.

Esta campanha insere-se no projeto de educação ambiental Mértola +H2O, integrado na Estratégia Nacional de Educação Ambiental, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, que tem por objetivo a sensibilização da comunidade local para a adoção de hábitos de poupança de água e procura de soluções para um uso mais eficiente deste recurso tão valioso para o território.

Portugal

Vídeo : VIII Cruzeiro Religioso e Cultural Do Tejo – 4 a 19 de junho de 2022

Edição especial pela saúde e pela paz

Após dois anos de interregno a Nossa Senhora dos Avieiros, este sábado, voltou a navegar pelas margens do Tejo, presidindo assim, o regresso da oitava edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e II Cruzeiro Ibérico do Tejo.

Uma  viagem, nove etapas, com início em Rosmaninhal e término em Oeiras, sob a bênção da Nossa  Senhora dos Avieiros e o espírito dos pescadores do Tejo, com paragens em 53 localidades ao longo de 15 dias, durante os fins de semana, com término no domingo, 19 de junho.

Até ao momento, já foram realizadas duas etapas, a primeira com início em Rosmaninhal e termino na Amieira do Tejo, porto que ditou o início da segunda etapa que se estendeu até Rio de Moinhos, onde irá permanecer a Nossa Senhora dos Avieiros até ao próximo dia 10 de junho, data em que se assinala a 3º etapa.

Continuar a ler

Portugal

Pela primeira vez em dois anos turismo ultrapassa níveis pré-pandemia

No passado mês de abril, a categoria do alojamento turístico, registou 2,4 milhões de hóspedes e 6,0 milhões de dormidas, mais 1,6% e 1,1% que no mesmo mês de 2019, segundo o comunicado divulgado hoje pelo INE.

Relativamente a 2021 tendo em consideração o mesmo mês, a categoria do alojamento turístico voltou a registar no mês de abril um aumento de 424,6% e 548,4%, comparativamente ao mês de março cujos aumentos foram de 462,6% e de 540,6% .

No mês de abril, o mercado interno registou 1,9 milhões de dormidas e os mercados externos 4,1 milhões, o valor mais alto de sempre desde o início da pandemia, de acordo com o INE.

Continuar a ler

Portugal

Peixe com 60 quilos e mais de dois metros apanhado no rio Tejo

Um peixe com cerca de 60 quilos de peso e 2.17 metros de comprimento foi pescado na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, no rio Tejo, perto da aldeia avieira do Porto da Palha, no concelho de Azambuja.

O Siluro, também conhecido por Peixe-Gato, é uma espécie invasora que destrói as espécies autóctones.

O exemplar foi capturado pelo pescador João Lobo Cristino e, segundo a Rede Regional, foi oferecido ao MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, que junta vários institutos de ensino superiores. EscortStars

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Grândola: “Em Abril Flores Mil”

Mostra Gastronómica de cozinha criativa com flores comestíveis arranca no próximo sábado nos restaurantes de Grândola.

Após dois anos de interregno, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid 19, o evento gastronómico promovido pelo Município de Grândola no âmbito das Comemorações de Abril, regressa à mesa de 19 restaurantes do concelho de Grândola. Já na 6.ª edição, “ Em Abril Flores Mil” apresenta cerca de meia centena de pratos culinários aromatizados e decorados com flores comestíveis. Malva silvestre, pétalas de cravo, de borago e prunus, capuchinhas, flor de coentro, flores de citrino, sálvia, begónias ou amores-perfeitos são algumas das flores que aromatizam as propostas gastronómicas que podem ser degustadas até 1 de maio nos restaurantes aderentes.

A programação de “Em Abril Flores Mil”, iniciativa que explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários, inclui além da mostra gastronómica, a realização de oficinas ao longo do mês, e o lançamento do livro “Em Abril Flores Mil” que reúne as receitas apresentadas pelos restaurantes participantes nas últimas 4 edições, de 2016 a 2019. A publicação editada pelo Município vai ser apresentada na Casa Mostra de Produtos Endógenos no dia 30 de abril.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS