Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Câmara requalifica Praça dos Aviadores em Evoramonte

A Câmara de Estremoz, no distrito de Évora, vai requalificar a Praça dos Aviadores, na freguesia de Evoramonte, num investimento de 498 mil euros, revelou o município.

Segundo a autarquia, a obra, que é comparticipada por fundos comunitários, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho.

A intervenção prevê a reorganização dos espaços de estacionamento e pavimentação diferenciada, criação de zonas verdes, requalificação dos pavimentos e dotar o espaço de mobiliário urbano “mais adequado” às atuais exigências.

Lusa

Portugal

Homens roubam ouro e dinheiro a idosa e colocam-se em fuga em Reguengos de Monsaraz

Esta terça-feira, dois homens roubaram dinheiro e ouro a uma idosa em Carrapatelo, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e colocaram-se em fuga, segundo o avançado à agência Lusa por fonte da GNR.

Após terem tomado conhecimento do roubo, as autoridades deram início a uma operação com o propósito de localizar os dois suspeitos, que chegaram a ser avistados por outros militares da Guarda.

Ao aperceber-se de que estava a ser seguida pela GNR, a dupla abandonou o veículo e fugiu a pé, encontrando-se a monte, de momento, avançou fonte da força de segurança à Lusa.

No que diz respeito ao assalto, segundo fonte da GNR, foram roubados em ouro e dinheiro um total de 300 euros.

A GNR encontra-se a realizar buscas de forma a localizar os suspeitos.

Continuar a ler

Portugal

Quercus contesta aprovação do interesse público para nova Barragem do Pisão no Crato

A Quercus condena a aprovação “de um dia para o outro” pelo Governo da classificação do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, (EAHFMC) vulgo barragem do Pisão ” como de interesse público nacional.

Em comunicado, enviado à nossa redação, a associação está contra o facto do Governo ter constituído o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, (EAHFMC) vulgo barragem do Pisão através da adoção de medidas excecionais para a concretização do mesmo, com a classificação como empreendimento de interesse público nacional, através do Decreto-Lei nº 62/2022, publicado ontem e que entra hoje em vigor.

A associação afirma ainda que, o governo foi negligente na constituição e aprovação do empreendimento em termos ambientais.

No passado dia 30 de julho, no Crato, o primeiro-ministro presidiu a cerimónia de lançamento do projeto da barragem do Pisão e à assinatura do contrato de financiamento.

Dois meses depois, foi emitido pelo governo o Título Único Ambiental com a Declaração de Impacto Ambiental favorável condicionado da Barragem do Pisão, no distrito de Portalegre, sustentado no parecer da Comissão de Avaliação e na consulta pública.

Segundo a Quercus, o processo de consulta público foi bastante participado pelas entidades públicas e várias Organizações Não Governamentais do Ambiente, para além dos 147 cidadãos que participaram a título individual, todos eles contra este projeto.

Um processo, com tantas participações públicas, foi decidido em apenas 15 dias úteis, as associações afirmam que não foi feita a devida avaliação, no que diz respeito aos impactos ambientais.

Está prevista a inundação de 10 mil hectares onde está instalada a aldeia do Pisão, o que por sua vez, irá obrigar à relocalização da sua população.

Continuar a ler

Portugal

Festival da Idade do Ouro em Elvas e nas freguesias

A Câmara Municipal de Elvas e as Juntas de Freguesia organizam durante o mês de outubro o Festival da Idade de Ouro, nas várias freguesias do concelho.

Depois de dois anos de interregno, atendendo à evolução da situação pandémica, no país e no concelho, e aos efeitos da mesma na vida de todos nós, o Município volta a organizar o mesmo, contudo, devido a esta mesma situação, foi decidido realizar o Festival da Idade de Ouro em moldes diferentes.

Os almoços decorrem, a partir das 13h00, segundo o calendário abaixo:

– 1 de Outubro: Santa Eulália – Pavilhão Multiusos

– 2 de Outubro: São Vicente – Pavilhão Multiusos

– 5 de Outubro: Vila Boim – Pavilhão Multiusos

– 8 de Outubro: Vila Fernando – Centro de Dia

– 9 de Outubro: Barbacena – Pavilhão Multiusos

– 15 de Outubro: Terrugem – Pavilhão Multiusos

– 16 Outubro: São Brás e São Lourenço – Centro Cultural de Varche

– 22 Outubro: Elvas – Centro de Negócios Transfronteiriço

Continuar a ler

Portugal

Al Mossassa está de volta a Marvão

Nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, o Município promove o Festival Al Mossassa, numa homenagem ao fundador da vila de Marvão, Ibn Marúan.

A 15ª edição da Al Mossassa terá uma programação itinerante e de palco constante, ao longo dos três dias, proporcionada por atores, figurantes e mais de uma dezena de grupos de animação.

Recriações históricas com figurantes trajados a rigor, um mercado árabe com artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas e jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes e artes circenses, vão relembrar o ambiente da época, no séc. IX, e as origens de Marvão, pode consultar o programa aqui.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS