Connect with us

Internacional

Brasil: Prefeitura de São Paulo cancela carnaval de rua após nova crise de covid-19 e influenza

Com o aumento do número de casos e de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que inclui casos de covid-19 e de gripe Influenza, a prefeitura de São Paulo anunciou hoje (6) o cancelamento do carnaval de rua. A festa seria entre o fim do mês de fevereiro e o início de março. O cancelamento foi determinado pelo prefeito Ricardo Nunes, após reunião na manhã desta quinta-feira com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a vacinação, mortes e internações por covid-19 vinham caindo em São Paulo, mas a chegada da variante Ômicron do coronavírus e da Darwin, nova variante do vírus Influenza H3N2, levou ao aumento  do número de ocorrências das duas doenças na capital.

Em material encaminhado hoje à imprensa, a prefeitura diz que o cenário epidemiológico atual “aponta aumento exponencial dos casos de síndrome gripal na cidade, com números de notificações já superiores aos do pior momento da pandemia em 2021”. O pior momento da pandemia em São Paulo foi entre os meses de março e maio, durante a segunda onda da covid-19.

Na última quarta-feira (5),  o Centro de Contingenciamento do Coronavírus de São Paulo, que auxilia o governo do estado nas decisões relacionadas à covid-19, desaconselhou a realização do carnaval neste ano por causa do avanço da variante Ômicron, mas ressaltou que a decisão cabia a cada prefeito.

“O carnaval pode ser analisado em dois aspectos. O primeiro são os desfiles de escolas de samba, em que a situação é parecida com a dos estádios de futebol, em que há possibilidade de controle, exigindo que todos estejam vacinados e que continuem usando máscaras. No carnaval de rua, não temos como fazer o controle, pois fica liberada a participação de todos, não tem como verificar a vacinação, e a aglomeração é imensa. É impensável manter o carnaval nessas condições”, disse ontem o secretário executivo do Centro de Contingenciamento, João Gabbardo.

Sobre os desfiles de carnaval, Gabbardo destacou que é preciso que pensar que as pessoas que chegam para assistir, para participar, vão se aglomerar no trem, no ônibus. “E isso é um risco muito alto.”

Também nesta quarta-feira, três entidades que representam 250 blocos inscritos para participar do carnaval de rua de São Paulo comunicaram que não participariam do evento.

Segundo a prefeitura, os desfiles de escolas de samba ainda serão discutidos em uma reunião com a Liga das Escolas de Samba. Na reunião, devem ser definidos protocolos sanitários para garantir a realização dos desfiles.

“Vamos construir um protocolo como construímos com outras atividades. Acabamos de fazer um para a [corrida de] São Silvestre, e ela foi coberta de sucesso, com o cumprimento de tudo aquilo que a Vigilância Sanitária exigiu para a realização do evento. Inclusive com os corredores iniciando a corrida com máscara”, disse o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido. 

(Por: Beatriz Bergamin)

Continue Reading

Sociedade

Espanha lidera projeto para retirar 8.000 toneladas de cereais da Ucrânia

Segundo as estimativas feitas pelas Nações Unidas, cerca de 180 milhões de pessoas residentes em 41 países podem vir ser severamente prejudicados com a crise alimentar intensificada pela guerra.

De forma a lutar contra o cenário atual, o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez considera urgente a saída das culturas de cereais ucranianas, travadas pela Rússia, culturas essas que atingem mais de 20 milhões de toneladas.

Segundo o anunciado pelo chefe do Estado espanhol, a Espanha encabeça um projeto público-privado que irá possibilitar a retirada de 8.000 toneladas de cereais nos próximos três meses, os quais, serão posteriormente armazenados em vários asilos nos portos mediterrânicos de Espanha.

Continue Reading

Política

EUA dá um passo há frente e 100 atrás

No mesmo dia que o Congresso dos EUA aprova o maior acordo para o controlo de armas em 30 anos, o Supremo Tribunal americano anulou hoje a proteção do direito ao aborto aprovado no país desde 1973, uma decisão que colocará na mão de cada Estado a decisão de manter ou proibir o direito.

Os juízes pertencentes à mais alta instancia judicial norte-americana, de momento com uma maioria conservadora, decidiram anular a decisão do processo “Roe vs.Wade”, que, desde a década de 70, protegia o direito das mulheres ao aborto.

Após mais de um mês da divulgação nos media de um parecer do juiz Samuel Alito, que sugeria que o tribunal se estava a preparar para tomar esta decisão relativa aos direitos dos cidadãos, ela foi tomada.

“É hora de cumprir a Constituição e devolver a questão do aborto aos representantes eleitos dos cidadãos”, pode ler-se na publicação escrita por Samuel Alito.

Continue Reading

Sociedade

O congresso dos EUA aprova o maior acordo para o controlo de armas em 30 anos

Um projeto lei bipartidário, foi hoje aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, com a pretensão de dificultar o acesso a armas de fogo, a reforma mais importante aprovada nos últimos 30 anos na luta contra a violência armada fortemente enraizada no país americano.

Posteriormente ao Senado ter aprovado o projeto de lei esta quinta-feira, a Câmara dos Representantes aprovou esta sexta-feira um conjunto de medidas que visa a implementação de limitações ao acesso de armas .

Após o massacre ocorrido em Uvalde, no Texas, que tirou a vida a mais de 10 pessoas, a câmara baixa do Congresso norte-americano aprovou a medidas com 234 votos a favor, contra 193 contra.

Continue Reading

Sociedade

Morreu a atriz brasileira Marilu Bueno

Marilu Bueno morreu esta quarta-feira, com 82 anos no Rio de Janeiro. Segundo a imprensa brasileira, a atriz estava internada há três semanas num hospital público do Rio de Janeiro, após ter sido sujeita a uma cirurgia no abdómem, sendo transferia posteriormente para os cuidados intensivos.

A atriz brasileira estrou-se no ecrã na década de 60, onde protagonizou vários papéis, integrando séries e telenovelas, em Portugal é principalmente conhecida pelo seu desempenho como “Dona Carochinha na célebre série infantil que marcou gerações “Sítio do Pica-pau Amarelo.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS