Connect with us

Internacional

Brasil já lidera em mortes por milhão causadas pela covid-19 nas Américas, diz estudo

O Brasil se tornou o país das Américas com a maior taxa de mortes decorrentes da covid-19 por milhão de habitantes, de acordo com dados do site Our World in Data, da Universidade Johns Hopkins. O ‘país do futebol’ assumiu essa posição depois de ultrapassar o México, Peru e os Estados Unidos.

No dia 16, o coeficiente de mortalidade do Brasil ficou em 1.735 óbitos por milhão de habitantes por aqui, enquanto o dos EUA fechou em 1.711 por milhão de habitantes.

Em números absolutos, os Estados Unidos ainda lideram por ter o maior número de mortes pela doença: 570 mil. O Brasil é o segundo, com 375.049, conforme os dados do consórcio da imprensa. No entanto, a expectativa dos estudiosos é que o País ultrapasse os EUA em número absoluto de mortes no segundo semestre de 2021 com o ritmo de contaminação e mortes da doença no Brasil, conforme projetam especialistas da Universidade de Washington (EUA).

Em 1.º de março, os Estados Unidos tinham 516 mil mortes, e o Brasil, 256 mil (ou 50% do total americano). No dia 16 de abril, os Estados Unidos alcançavam 567 mil óbitos, ante 369 mil no Brasil (65% das perdas americanas).

Um dos fatores que pode acelerar este cenário é o ritmo de vacinação dos referidos países. Além da vacinação nos Estados Unidos estar mais avançada do que no território brasileiro, o número de casos da doença continua em patamar muito alto no Brasil de acordo com as estatísticas nacionais. Assim, em agosto o País já poderá ter o equivalente a 95% do total de casos americanos.

(Por: Beatriz Bergamin)

Continue Reading
Advertisement

Siga-nos no Facebook

Arquivo

+ popular

%d bloggers like this: