Connect with us

Desporto

Benfica e Sporting de Braga com missões muito complicadas

Benfica e Sporting de Braga têm na quinta-feira tarefas muito complicadas para continuarem na Liga Europa em futebol, partindo em ‘atraso’ para os jogos da segunda mão dos 16 avos de final, com Arsenal e Roma, respetivamente.

Os comandados de Jorge Jesus jogam em Atenas, depois do empate 1-1 na ‘receção’ ao Arsenal, na casa emprestada de Roma, onde o ‘onze’ de Carlos Carvalhal atua agora como visitante, depois de uma comprometedora derrota na ‘pedreira’ por 2-0.

Os ‘encarnados’ estão numa situação menos desfavorável e podem agarrar-se ao passado, ao histórico que indica que ultrapassaram as últimas quatro eliminatórias iniciadas com empates caseiros a um golo, uma deles precisamente face aos londrinos.

Em 1991/92, na segunda eliminatória da Taça dos Campeões, os ‘encarnados’ também empataram 1-1 em casa, na antiga Luz, e depois lograram uma vitória para a ‘lenda’ em Highbuty Park, por 3-1, após prolongamento, com dois golos de Isaías e um de Kulkov.

As realidades são, porém, bem diferentes e, para manter a invencibilidade face aos ‘gunners’, o Benfica terá, obrigatoriamente, de fazer bem mais do que vem exibindo – venceu apenas três dos últimos 11 jogos.

Em Roma, os ‘encarnados’ surgiram com três centrais, incluindo o estreante Lucas Veríssimo, e não estiveram mal defensivamente, mas, ainda assim, o Arsenal criou ocasiões mais do que suficientes para ganhar, numa noite ‘não’ de Aubameyang.

Ao ‘esticar a manta’ para o lado defensivo, o Benfica foi, por outro lado, menos presente em termos ofensivos, tendo escassas ocasiões claras para faturar, valendo-lhe um penálti – que ainda não teve em 20 jornada da I Liga – para faturar.

Os comandos de Jorge Jesus só estiveram, porém, dois minutos na frente da eliminatória, porque se Pizzi faturou aos 55, Bukayo Saka marcou aos 57, num empate com golos fora – ainda que só no papel – que coloca a equipa de Mikel Arteta a liderar.

Um empate a zero serve aos londrinos, que, assim, vão iniciar a ganhar o embate marcado para o Estádio Georgios Karaskaikis, no Pireu, em Atenas, a partir das 19:55 locais (17:55 em Lisboa) de quinta-feira, sem público, devido à pandemia da covid-19.

Quanto ao Sporting de Braga, nem a história lhe vale, já que, após derrotas caseiras, nunca o clube ‘arsenalista’ conseguiu o apuramento, o que aconteceu seis vezes na sua história europeia.

Os golos do bósnio Edin Dzeko, aos cinco minutos, e do suplente espanhol Borja Mayoral, aos 86, colocaram o conjunto comandado por Paulo Fonseca, ex-técnico do Sporting de Braga (2015/16), em excelente posição para chegar aos ‘oitavos’.

Os bracarenses perderam também o lateral direito Ricardo Esgaio, que, expulso aos 54 minutos, aumenta ainda mais os problemas de Carlos Carvalhal, que não pode contar com os lesionados David Carmo, Iuri Medeiros, Castro e Francisco Moura e perdeu, em relação à fase de grupos, Paulinho e Bruno Viana.

A Roma, que está quase na máxima força – sendo o ‘craque’ Nicolo Zaniolo, que ainda não jogou esta época, a sua grande baixa -, tem, assim, todo o favoritismo para seguir em frente.

O embate entre a Roma e o Sporting de Braga está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) de quinta-feira, no Estádio Olímpico de Roma.

Quanto os outros confrontos, o Nápoles, de Mário Rui (0-2 em Granada), é o único dos ‘candidatos’ em apuros, ao contrário do Tottenham, de José Mourinho, do Manchester United, de Bruno Fernandes, ou do Leicester, de Ricardo Pereira.

O Olympicos, de Pedro Martins, também está bem posicionado, após o 4-2 caseiro ao PSV Eindhoven, enquanto o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, está, praticamente, apurado, depois de ter triunfado por 2-0 no reduto do Maccabi Telavive.

Lusa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

Advertisement

Últimas

Saúde15 minutos ago

Portugal apresenta o índice de transmissibilidade mais baixo da Europa

Portugal apresenta atualmente o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 “mais baixo da Europa”, com um valor estimado para...

António Costa António Costa
Sociedade30 minutos ago

Associações pedem ao Governo decisões céleres para não matar investimento no lítio

O setor dos recursos minerais considera que “ainda é possível criar uma cadeia de valor para o lítio” em Portugal...

Saúde45 minutos ago

Incidência está a baixar com 141 casos por 100 mil habitantes

Portugal mantém a tendência de descida de novos casos de covid-19, sendo a incidência, no domingo, de 141 casos por...

Portugal2 horas ago

Comemorações do Dia internacional da Mulher até dia 20

A Câmara de Vendas Novas, no distrito de Évora, vai prolongar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se...

Desporto3 horas ago

Portugal termina em segundo lugar no quadro de medalhas

Portugal, com três títulos nos Europeus de atletismo de pista coberta de Torun, na Polónia, fecha a edição com um...

Cultura4 horas ago

Representante de Portugal é hoje escolhido na final do Festival da Canção

O representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio nos Países Baixos, é hoje escolhido entre...

Sociedade6 horas ago

GNR tem 33 mulheres em funções de comando

A Guarda Nacional Republicana (GNR) destacou hoje o papel que as mulheres têm vindo a assumir na estrutura da Guarda,...

Política6 horas ago

Marcelo afirma que quis passar “das palavras aos atos” com mais mulheres na sua equipa

O Presidente da República considerou hoje que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são...

Educação6 horas ago

Ensino privado quer também testes rápidos como no público

A AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo pediu hoje uma clarificação do Governo sobre testes rápidos...

Sociedade7 horas ago

Mulheres ultrapassaram os homens nas profissões de medicina, magistratura e advocacia

As mulheres ultrapassaram os homens em profissões que eram sobretudo masculinas, como médico, magistrado ou advogado, em 30 anos, revelam...

Portugal7 horas ago

Fevereiro foi o 5.º mais quente desde 1931 em Portugal continental

O mês de fevereiro foi o 5.º mais quente desde 1931 e muito chuvoso, levando à inexistência de situação de...

Portugal8 horas ago

Cerca de 700 condecorações, 23 vetos e 17 visitas de Estado em cinco anos

Marcelo Rebelo de Sousa, que termina na terça-feira o seu primeiro mandato como Presidente da República, atribuiu nesses cinco anos...

+ popular

%d bloggers like this: