Connect with us

Portugal

Bandeira Azul e Bandeira Dourada hasteadas nas praias de Odemira

A cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e de Praia Acessível nas praias do concelho de Odemira decorreu no dia 23 de junho, na praia do Almograve. Para a época balnear de 2022, Odemira conta com doze praias de Bandeira Azul, oito praias de Qualidade de Ouro e cinco praias acessíveis.

A iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, da Presidente da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve, Maria Glória Pacheco, e de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Autoridade de Saúde do Litoral Alentejano, Autoridade Marítima Local, Associação de Nadadores Salvadores de Grândola – Seagull Rescue e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Em 2022, o concelho de Odemira conta com doze praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. De norte para sul, a Bandeira Azul volta a ser hasteada nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara.

Em 2022, a Bandeira Qualidade de Ouro foi atribuída pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza a oito praias do concelho de Odemira: Malhão (Norte e Sul), Farol, Franquia, Furnas, Almograve (Norte e Sul), Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara. Em relação a 2021, há a registar este ano a designação da Praia do Malhão (Norte e Sul) como Qualidade de Ouro.

O concelho conta com cinco praias acessíveis – Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal,  onde além de rampas e/ou tapetes de acesso aos areais, são disponibilizados equipamentos de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida. Além de cadeiras anfíbias para adultos, são também disponibilizadas cinco cadeiras para crianças e jovens, permitindo a concretização plena do conceito de praia acessível, sendo as cadeiras de fácil mobilidade em areia seca ou molhada. Esta iniciativa decorre do protocolo entre o Município de Odemira e a Associação More Moving Moments (MMM).

Tal como em 2021, a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição. São praias Zero Poluição aquelas que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), tiveram sempre classificação “Excelente” e apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação, de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente.

Na oferta balnear, o concelho de Odemira conta também com duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).

A época balnear de 2022 iniciou no concelho de Odemira no dia 10 de junho e prolonga-se até 18 de setembro. 

Continue Reading

Portugal

Recluso agarra enfermeira e agride guarda em hospital

Esta terça-feira, um recluso tentou agredir uma enfermeira e acabou mesmo por agredir um guarda prisional no hospital prisional de Caxias.

Segundo o avançado por fonte do Sindicato Nacional Corpo Guarda Prisional ao Notícias ao Minuto, a enfermeira foi agarrada violentamente pelo recluso, o guarda foi agredido ao tentar travar o ataque.
Após ter sido “esmurrado” na face foi assistido no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Continue Reading

Portugal

Idosa recusa-se a levantar dinheiro da reforma e é agredida pelo neto

Na passada quarta-feira, um homem de 43 anos, foi deito pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) por ter agredido a avó, de 92 anos, em Marvila.

A idosa foi agredida “em várias partes do corpo”, por se ter recusado a levantar o dinheiro da reforma, que recebia no dia 10 de cada mês”.

“O suspeito, partilha residência com a vítima e, sabendo que a idosa recebe a reforma no dia 10 de cada mês, coagiu a mesma a ir ao Multibanco para levantar o dinheiro”, segundo o avançado no comunicado da PSP.

De momento o detido está desempregado e adotou “um estilo de vida intimamente relacionado com o álcool e drogas”. 

Os militares da PSP “procederam a diligências que levaram à detenção do agressor através de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito por Autoridade de Polícia Criminal”.

A vítima foi retirada da sua residência e encontra-se num lugar seguro. O agressor foi presente a 1.º interrogatório judicial e está proibido de entrar em contacto com a vítima, sendo também forçado a abandonar a residência que partilhava com a avó.

Continue Reading

Portugal

Alandroal : Três detidos em flagrante por furto de metais não preciosos

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Alandroal, no dia 13 de agosto, deteve três homens de 26, 31 e 49 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Alandroal.

Numa ação de patrulhamento e vigilância na obra da ferrovia, os militares da Guarda detetaram uma viatura a efetuar a carga materiais de construção, tendo os suspeitos sido abordados e detidos em flagrante.

No decorrer desta ação policial, foi possível apreender o seguinte material:

·  Cerca de 1 600 quilos de ferro moldado;

·  Um veículo;

·   Diversos objetos utilizados na prática do furto.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Redondo.

Continue Reading

Portugal

Buscas por desaparecido em Montargil abrangem 30 mil metros quadrados

As buscas por desaparecido na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, cobrem uma área de 30 mil metros quadrados, segundo avançado à lusa por fonte dos bombeiros.

Simão Velez, Comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, em declarações à agência Lusa, explicou que , desde o início da operação de buscas, no sábado à tarde, e segunda-feira ao final do dia, os mergulhadores já tinham abrangido a área subaquática de 25 mil metros quadrados.

A operação de buscas foi retomada hoje, a partir das 07h00 por terra, integrando, mais tarde, os mergulhadores de diversas corporações de bombeiros do distrito.

De momento, no local encontram-se 28 operacionais, apoiados por duas embarcações e uma mota de água, segundo fonte dos bombeiros.

O alerta para o desaparecimento foi dados às 15:06. A filha do homem que se encontra desaparecido, uma menina de 5 anos, ainda foi resgatada com vida por populares, contudo acabou por morrer durante o percurso para o hospital.

De acordo com fonte da GNR e relatos de pessoas que se encontravam no local, pai e filha estariam a utilizar um barco de borracha na albufeira.

“O senhor estava na água, a nadar, e a menina estaria no barco. As testemunhas não se aperceberam do que é que aconteceu a seguir”, relatou a fonte.

Portugal registou, até ao fim do mês passado, 88 mortes em meio aquático, um recorde dos últimos cinco anos, segundo o avançado pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS).

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS