Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Baja TT Sharish Gin com fantástica adesão de pilotos e equipas

Já começou a contagem decrescente para o arranque da Baja TT Sharish Gin e equipas e pilotos estão já a ultimar os preparativos para esta prova alentejana que vai atravessar as magnificas pistas dos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Mourão, Redondo e Évora.
A prova organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense será a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM48 da FPAK estando confirmada a presença de 58 equipas contando com muitos nomes sonantes como João Ferreira (Mini), o líder do campeonato, Tiago Reis (Yamaha), campeão nacional, João Dias (Can-Am), Alejandro Martins (Mini), João Ramos (Toyota) e o espanhol Luís Recuenco (Mini) entre outros. A competição auto é ainda pontuável para o Troféu Grande Lago Alqueva.

Já para a competição FIM/FMP a prova é pontuável para a taça da Europa de Bajas, para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que cumpre nesta prova a sua sexta jornada e Taça Yamaha YXZ1000R. Na categoria de SSV a mais concorrida, estando inscritos 70 pilotos, o campeão Roberto Borrego lidera à frente de Gonçalo Guerreiro, líder entre os Juniores, e com Nelson Caxias, em 3º lugar. Depois deste trio e entre os pilotos que estarão presentes na prova alentejana, os melhores pontuados são João Monteiro, Luís Cidade, Sérgio Batista e Pedro Grancha, todos em Can-Am.

Nas motas estão inscritos 68 pilotos, dos quais 23 participam na classe Hobby. O campeão António Maio (Yamaha) mantém a liderança que ocupa desde o início da temporada, tendo triunfado em quatro das cinco provas já disputadas. Micael Simão (GasGas) em 2º lugar, lidera a classe TT3. O terceiro lugar é ocupado por Martim Ventura em Yamaha que lidera ainda a classificação Júnior.

A categoria Quad vai contar com 22 pilotos inscritos. João Vale, que foi vencedor das provas de Góis, Ferraria, Oeste e Loulé, é o primeiro classificado entre os Quad, seguido de Fernando Cardoso, com Rafael Carvalho, vencedor da jornada inaugural do CNTT 2022, em terceiro lugar.

Para a competição da FMP, a prova terá um total de 509,88 km, incluindo as ligações. A corrida arranca na sexta-feira, dia 23 de setembro, com as habituais verificações técnicas. Neste dia disputa-se também o prólogo de 10 km. A partir das 20h45m terá lugar a Cerimónia de Partida. Sábado será disputado o setor seletivo de 175,50 km que será repetido no domingo.

Já para os automóveis a prova conta com um total de 554,30 km, incluindo as ligações. A competição arranca na sexta-feira, dia 23 de setembro, com as verificações técnicas e será disputado o prólogo de 10 km. Quanto à Cerimónia de Partida o primeiro carro saí do Parque Fechado pelas 22:30. No sábado serão realizados dois setores seletivos um de 65 km e outro com 150 km. No domingo repete-se a passagem de 150 km.

Portugal

Homem de 38 anos detido por tráfico de droga em Odemira

No passado dia 3 de outubro, a GNR deteve um homem de 38 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Odemira.

No âmbito de uma ação de policiamento direcionada para o combate ao tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda abordaram um veículo, tendo o ocupante demonstrado um comportamento suspeito. No decorrer da ação policial, foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao homem e uma busca ao veículo, tendo sido descoberto diverso produto estupefaciente no interior do veículo, resultando na apreensão de 105 doses de heroína, sete doses de cocaína, três doses de canábis, um telemóvel e 70 euros em numerário.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, no dia 4 de outubro, no Tribunal Judicial de Odemira.

Continuar a ler

Portugal

Incêndio atinge habitação no centro de Ourique. Casal com filho menor fica desalojado

Um casal com um filho menor ficaram esta quinta-feira desalojados, devido a um incêndio na habitação, em Ourique, no distrito de Beja, segundo o apurado pela agência Lusa junto do CDOS de Beja.

O alerta para o sinistro foi dado às 10h45. O fogo atingiu a cozinha e arrastou-se a outras divisões, a residência ficou sem condições de habitabilidade.

De momento, a família irá ficar em casa de familiares.

No que diz respeito às causas do incêndio as autoridades suspeitam que se trate de um curto-circuito, segundo o adiantado à Lusa por fonte da GNR de Beja,

No combate às chamas estiveram envolvidos, os Bombeiros de Ourique, Odemira, Beja, Almodôvar e Castro Verde e a GNR, com um total de 34 operacionais, apoiados por 13 viaturas.

Continuar a ler

Portugal

Serpa recebe 1º edição do Festival Futurama

Serpa recebe, nos dias 14 e 15 de outubro, a 1ª edição do Festival Futurama, com a realização de várias iniciativas em espaços emblemáticos de Serpa, numa organização Futurama e Câmara Municipal de Serpa. A programação foi construída em articulação com o Município de Serpa, numa aposta na formação dos jovens, mas também dos vários públicos, para a cidadania e diversidade cultural.

Estão agendadas atividades que têm como palco a escola: no dia 7, está prevista a realização de um workshop sobre direitos humanos, promovido pela Amnistia Internacional, na Escola Secundária de Serpa; para o dia 14, pelas 17.00 horas, uma apresentação de um workshop de performance, que a coreógrafa Sónia Baptista dinamizou para os alunos da Escola Secundária de Serpa, aberto ao público; e ainda uma performance participativa pelos embaixadores Futurama, no dia 14, pelas 18.00 horas, em local a designar. Ainda no dia 14, o espaço da Nora recebe o espetáculo de Yeli Yeli. Pedro da Linha, um dos maiores produtores de música eletrónica do nosso País, junta-se a Álvaro Romero, cantor e ativista de nacionalidade espanhola, que dá voz a um projeto “pleno de possibilidades”.

Integrado nesta programação do Festival Futurama, o Património Cultural e Imaterial da Humanidade não fica de fora. O projeto Cantexto reúne grupos corais e escritores portugueses e levou à criação de textos pensados, de raiz, para temas a interpretar por grupos corais. As composições que Serpa irá conhecer, no dia 15 de outubro, pelas 15.00 horas, no Largo de Santa Maria, contam com a composição de Armando Torrão e Paulo Ribeiro. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa irá interpretar um texto de Matilde Campilho, e o Grupo Coral da Academia de Serpa um texto de Gonçalo M. Tavares, e de seguida irá realizar-se uma conversa sobre Cante, com a participação dos escritores.

A programação inclui a exibição do filme ensaio “A Terra Faz o Homem”, de Cláudia Ribeiro, que em 2021 esteve em Serpa, numa residência artística no Musibéria, e criou o filme-ensaio com a participação de serpenses que mantêm vivo o Cante Alentejano (dia 15, 18.00 horas, Museu do Cante); e do documentário “A Música Invisível”, de Tiago Pereira/A Música Cigana a Gostar Dela Própria, que destaca a música, a dança e o dia a dia da comunidade cigana de Norte a Sul do País (no mesmo dia, pelas 21.00 horas, na Alcáçova do Castelo).

António Poppe e La Família Gitana performizam o concerto de música cigana intitulado Camões Yonomani/A Soma dos Seus, a ter lugar no dia 15, pelas 21.30 horas, na Alcáçova do Castelo. A artista Puta da Silva encerra a programação do primeiro Festival Futurama, também na Alcáçova do Castelo, pelas 22.30 horas, com um concerto/performance composto por músicas autorais, em diálogo com o funk brasileiro mais arrojado.

Em permanência durante o festival é possível ainda apreciar a instalação pública de Fiumani, designer e artista italiano, que aposta na utilização de materiais reciclados, como forma de consciencialização coletiva para o desperdício e a reciclagem. O Festival pretende celebrar a experimentação artística e os diálogos entre música, artes visuais, performance, cinema e workshops, com um entusiasmante leque de artistas nacionais e internacionais.

A programação completa pode ser consultada em www.cm-serpa.pt e Facebook Serpa Terra Forte.

Continuar a ler

Portugal

Longueira recebe final da 7ª Taça Concelhia de BTT de Odemira

A Freguesia de Longueira/Almograve vai receber, no dia 16 de outubro, a 4ª prova e final da Taça Concelhia de BTT, com a realização da 12ª prova “Entre o Rio e o Mar”.

A organização pertence à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT Os Duraizos, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve. A prova terá dois percursos (com 30 km e 70 km) em paisagens entre o litoral e o vale do rio Mira. Os interessados em participar devem efetuar as inscrições diretamente na plataforma apedalar.pt

No final da 7ª Taça Concelhia de BTT serão atribuídos prémios monetários aos primeiros classificados masculinos e femininos, bem como às melhores equipas. A classificação final é estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas.

Após dois anos de interregno, a Taça Concelhia de BTT promovida pelo Município de Odemira e por clubes locais regressou aos trilhos do concelho, com quatro provas entre março e outubro, para afirmar Odemira como território de excelência para a prática do BTT ao nível turístico, lazer e competição.

A primeira prova decorreu no dia 27 março, com a 5ª “Maratona do SW” promovida pelo Clube BTT de Odemira. No dia 10 julho, a segunda prova da Taça esteve a cargo do Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare, com 14ª “Rota do Medronho”. No dia 25 setembro decorreu a 3ª prova com a 10 ª edição da “Desenferruja Canelas”, dinamizada pela Associação de Vale Bejinha e Carrasqueira. Os vencedores da Taça concelhia serão conhecidos no dia 16 outubro após os resultados conquistados na 12ª prova “Entre o Rio e o Mar”, na Longueira.

Continuar a ler

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

ÚLTIMAS 48 HORAS