Connect with us

Portugal

Autarcas de Cuba e Vidigueira com garantia do Governo de avanço do bloco de rega

Os presidentes das câmaras de Cuba e Vidigueira (Beja) transmitiram ao Governo “preocupações sobre o atraso” na construção do bloco de rega nestes concelhos, tendo recebido a garantia de que “existe vontade política” para o concretizar.

Em comunicado conjunto enviado hoje à agência Lusa, João Português e Rui Raposo, autarcas de Cuba e Vidigueira, respetivamente, revelam ter reunido na terça-feira com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Neste encontro, manifestaram “preocupações sobre o atraso no lançamento das obras do Bloco de Rega de Cuba e Vidigueira”, integrado no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

“Têm vindo a ser adiadas” as obras deste projeto, “cuja conclusão chegou a estar prevista para 2020” e que envolve um investimento na “ordem dos 8,5 milhões de euros”, dizem.

A ministra da Agricultura “informou estar concluído o Estudo de Impacto Ambiental” elaborado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

E “deu garantias” de que, “durante o último trimestre deste ano”, eventualmente no “mês de outubro”, aquele poderá ser apresentado, assim como “o cronograma financeiro para arranque e concretização da obra”, afirmam.

Segundo os presidentes das duas câmaras, eleitos pela CDU, Maria do Céu Antunes “deu ainda garantias” de que “existe vontade política por parte do Governo” para concretizar o projeto, “prioritário no que diz respeito às obras consideradas no Plano Nacional de Regadio”.

Manifestando “agrado” relativamente a estas informações, os presidentes dos dois municípios assinalam que mantêm “a expectativa [de] que se venham, desta vez, a concretizar as metas transmitidas” pelo executivo.

João Português e Rui Raposo lembram ainda “a importância” da construção deste bloco de rega, que vai permitir beneficiar 1.190 hectares de área agrícola nos dois municípios.

“Não apenas para dar sustentabilidade a um número significativo de investimentos já feitos e a outros em curso por parte dos agricultores, mas também para potenciar outros investimentos agrícolas”, indicam.

No final de julho, os agricultores destes dois concelhos alentejanos já exigiram a construção do bloco de rega, nomeadamente num encontro, realizado em Vidigueira, com os autarcas e os deputados eleitos pelo círculo de Beja.

Na altura, o presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Alvito e Cuba (ACV), José Miguel Almeida, argumentou à Lusa que a conclusão deste projeto estava prevista para este ano, mas as obras nem chegaram a arrancar, o que prejudica os agricultores locais.

Contactado pela Lusa, na sequência desse protesto, o presidente da administração da EDIA, José Pedro Salema, justificou o atraso na concretização do projeto com a ausência de “uma fonte de financiamento”.

“Esta obra foi prevista no Programa Nacional de Regadios”, mas “é preciso haver um aviso e uma candidatura e isso ainda não aconteceu”, frisou, acrescentando: “Sem financiamento é impossível lançar qualquer empreitada”.

Lusa

Continue Reading

Portugal

Avô deixa mensagem a netos que não vê há mais de cinco anos

© Pedro Luís Silva / O MINHO

“Afonso / Miguel / Abraço / Avô Manel” . É esta a frase espalhada ao longo das paredes e da Estrada Nacional 103, que faz ligação de Barcelos e Viana do Castelo, mensagem que não passa despercebida aos olhares atentos de quem lá passa, segundo o avançado pelo O MINHO.

A frase foi deixada por um avô, residente em Barcelos, que não vê os netos há mais de cinco anos, uma vez que estes vivem na Suíça e há um desentendimento com o filho, o pai das crianças.

Segundo o mesmo jornal o avô Manuel sabia que as crianças estavam de férias na zona e decidiu deixar uma mensagem, para os netos saberem que não estão esquecidos e se lembrarem do avô.

Continue Reading

Portugal

Morreu o General Almeida Bruno, que a PIDE tentou matar antes de abril de 74

© Regimento de Comandos da Amadora

Hoje morreu um dos militares de Abril, o general do Exército João de Almeida Bruno, aos 87 anos ,no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, segundo o anunciado pelo Ministério da Defesa Nacional.

Almeida Bruno nasce a 30 de Julho de 1935, na freguesia de Santa Isabel, no concelho de Lisboa. Na escola do exército foi colega de curso de Ramalho Eanes, Melo Antunes, Loureiro dos Santos e Jaime Neves.

No exercício da sua carreira militar foi distinguido com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com as medalhas de Valor Militar e da Cruz de Guerra, e com a Ordem Militar de Avis, entre outras condecorações.

Almeida Bruno foi comandante do Batalhão de Comandos da Guiné e inspetor-geral do Exército, membro da delegação portuguesa às negociações com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC,), em Londres, em 1974, e do Conselho de Estado.

Em dezembro de 1980 foi nomeado comandante-geral da Segurança-Pública.

Um mês antes da revolução de Abril, durante a revolta das Caldas da Rainha, em março, foi alvo de um tentativa de assassinato por parte da PIDE.

Continue Reading

Portugal

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota que tinha comprado no dia anterior

Esta madrugada, um jovem de 19 anos morreu num despiste de moto na A1 zona do Fontão em Albergaria-a-Velha, segundo o avançado pelo CM.

De acordo com o mesmo jornal, o sinistro ocorreu por volta da 1h00 no sentido Norte/Sul. O jovem tinha comprado a mota na tarde de terça-feira na zona Porto e dirigia-se a casa em Lisboa.

Tudo indica que terá perdido o controlo da moto, tendo sido projetado para o interior do separador onde foi encontrado já sem vida pelos Bombeiros de Albergaria-a-Velha e equipa da da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Aveiro.

O óbito foi declarado no local e o corpo transportado para Gabinete de Medicina Legal de Aveiro, onde será realizada a autópsia.

Continue Reading

Alto Alentejo

Câmara de Portalegre assinala Dia Internacional da Juventude com entradas nas piscinas e museus

A 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude.

Para assinalar esta data a Câmara Municipal de Portalegre proporciona entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

O tema definido pelas Nações Unidas para 2022 é «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades». Mais uma vez, a comemoração desta data pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resultado de recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

Empenhada em auscultar os jovens, entender as suas necessidades, expectativas e tendências, apelando a uma maior participação cívica e tornando-os parceiros da política municipal, a Câmara Municipal de Portalegre está a reativar o Conselho Municipal de Juventude, que tem reunião marcada já para o dia 1 de setembro.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS