Connect with us

Cultura

“ARTES E OFÍCIOS” EM EXPOSIÇÃO NO CASTELO DE VIANA DO ALENTEJO

​É inaugurada no próximo dia 18 de outubro, a partir das 18h00, no Castelo de Viana do Alentejo, a Exposição “Arte e Ofícios”, de Luís Carlos Rosado.

A coleção de escultura cerâmica que conta com a colaboração do oleiro Xico Tarefa, apresenta um discurso expositivo que aproxima o passado e o presente, através da arte cerâmica. Do abegão ao limpa-chaminés, passando pelo ardina e pelo moleiro, estas interpretações artísticas em cerâmica pretendem fazer a ponte entre a memória e o antigo.

Desenvolvida no âmbito do Projeto Educativo dos Museus da Câmara Municipal de Redondo, a presente exposição apresenta-se em Viana do Alentejo também ligada à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas com Cerâmica (AptCVC), da qual os dois municípios – Redondo e Viana do Alentejo – são membros fundadores.

De salientar que, a exposição que pode ser visitada até dia 29 de dezembro, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, surge integrada no ciclo de exposições anual promovido pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Continue Reading

Alentejo Central

Mourão : Mostra Internacional de Folclore

No dia 10 de agosto, pelas 22 horas, o Jardim Municipal de Mourão acolhe a Mostra Internacional de Folclore, contando com a atuação de dois ranchos folclóricos, “Folk Dance Group “Jotvingis” – Lituânia e “Sphinx Folk Dance Group” – Egipto, um projeto apoiado pelo Programa Cultural do Alentejo Central – Fora de Cena e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Continue Reading

Alentejo Central

Município de Mora revela cabeças de cartaz da ExpoMora

Quim Barreiros, Diogo Piçarra e Virgul são os cabeças de cartaz da E!xpoMora 2022, que decorre entre 9 e 11 de Setembro, em Mora. 

A ExpoMora é um evento anual que se afirma como a grande mostra da atividade económica, social e empresarial do Concelho de Mora.

No segundo fim-de-semana de Setembro, no Parque de Feiras de Mora, não falta diversão, as tasquinhas com boa gastronomia, atividades culturais e zona expositiva.

Brevemente serão revelados mais detalhes sobre o regresso da ExpoMora.

Continue Reading

Alto Alentejo

Elvas : Milhares esperados em mais uma edição da maior romaria do Alentejo

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 16 a 25 de setembro, no Parque da Piedade, e conta com algumas novidades em relação às edições anteriores.
Na Expo São Mateus, este ano conjuga-se inovação e vanguarda com a tradição. Assim, há semelhança de anos anteriores, vão estar dois palcos de animação, o Palco São Mateus e o Palco da Feira, que pretende dar resposta às diversas faixas etárias.
Se no Palco da Feira vai poder apreciar nomes da música local, como as Roncas d’Elvas e o Grupo de Cantares de São Vicente (16), o Grupo A. R. Musical (17), Soraya Branco e António Vieira (18), Duo Hélio e Eurico (19), Moura Encantada (21), Baile com Jorge e Célia (22), Xumbo Torto (23) e Brigada 14 de Janeiro (24).
No Palco São Mateus vai poder dançar a noite e madrugada com Filhos da Madrugada, Quim Barreiros, DJ Diazz, no dia 20; Grupo Voz Amiga, Anjos e DJ Cyer G, no dia 21; Os Raiz; Bárbara Tinoco e DJ Grouse no dia 22, B3L2, Plutonio e Oskar Dj, no dia 23, e no último dia de animação musical, dia 24; Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha.
Em termos de áreas de lazer o espaço vai contar com três áreas: a Zona Empresarial e de Exposição (Praça da Feira), uma Zona de Gastronomia (Restaurantes e Street Food) e Zona Lúdica e Cultural (Espetáculos e espaços de diversão noturna).
Todos os espetáculos são de entrada gratuita.
A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho, e uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.
Este ano, depois de dois anos de interregno esperam-se milhares de visitantes ao longo dos 10 dias de certame.

Continue Reading

Baixo Alentejo

Festival Sete Sóis, Sete Luas arranca no concelho de Odemira em agosto 


A 30.ª edição do Festival Sete Sóis, Sete Luas arranca em Odemira com a realização de uma residência artística street arte, entre os dias 11 e 16 de agosto, com SEPT (Ilha da Reunião) que irá estar a pintar um mural na margem esquerda do Rio Mira.

Este momento artístico será o levantar o véu da participação no Festival Sete Sóis, Sete Luas na programação cultural do mês de setembro que irá decorrer no concelho de Odemira.

Sept é um dos novos talentos da Ilha da Reunião. Originário do sul da ilha, este street artist ficou, em março de 2015, em segundo lugar no concurso Cult’Urban Graffiti da cidade de Saint-Pierre (Ilha da Reunião), e alguns meses depois fez a sua primeira exposição individual na sua ilha natal, seguida de uma série de exposições individuais, coletivas e live performances em Paris. Sept gosta de usar unicamente tinta em spray, nas paredes ou na tela: pinta animais ou personagens loucas, com cores vibrantes. Adora a leveza e prefere paredes velhas e danificadas, porque representam novos desafios.

O Festival Sete Sóis Sete Luas 2022 é promovido, nesta sua 30ª edição, por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS