Connect with us

Autárquicas 2021

Antigo autarca lidera candidatura do Nós, Cidadãos em Alandroal

 O antigo presidente da Câmara de Alandroal (Évora) João Nabais é candidato à presidência deste município pelo Nós, Cidadãos nas eleições autárquicas de 26 de setembro, revelou hoje à agência Lusa fonte do partido.

Atualmente empresário, João Nabais, de 55 anos, concorre a esta câmara municipal pela sexta vez consecutiva, depois de três candidaturas pelo PS e duas pelo movimento Defesa da Integridade Territorial e Desenvolvimento de Alandroal (DITA).

Nabais foi eleito presidente da autarquia pelo PS nas eleições de 2001 e reeleito em 2005, tendo sido derrotado em 2009 pelo seu antigo vice-presidente, João Grilo, que abandonou o executivo municipal e se candidatou por um movimento independente.

Eleito vereador desde 2009, primeiro pelo PS e, depois, pelo movimento, João Nabais desvinculou-se do PS, em 2012, e criou o movimento DITA, pelo qual se candidatou à câmara nas eleições de 2013 e de 2017.

A Câmara de Alandroal é presidida por João Grilo, eleito pelo PS nas autárquicas de 2017 e que já anunciou a recandidatura ao cargo nas autárquicas deste ano, depois de ter liderado o município por um movimento independente, entre 2009 e 2013.

Grilo desempenhou também o cargo de vice-presidente do município, entre 2005 e 2009, eleito pelo PS, no segundo mandato de João Nabais.

Além de Nabais e Grilo, estão na ‘corrida’ à Câmara de Alandroal Domingos Matuto, pela coligação PSD/CDS-PP, e Cristina Passos, pela CDU.

No atual mandato, o PS tinha maioria relativa no município, mas o vereador eleito pela CDU Paulo Gonçalves assumiu funções a tempo inteiro, permitindo à gestão socialista passar a ter maioria absoluta, com três vereadores, contra um da CDU e um do movimento DITA.

O Governo marcou as eleições autárquicas para o dia 26 de setembro.

Lusa

Continue Reading

ÚLTIMAS 24 HORAS