Connect with us

Saúde

ALVITO ASSINALA DIA MUNDIAL DA DIABETES

O Município de Alvito assinala mais uma vez o Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, pelas 16h30, no Centro Cultural Raul de Carvalho. Uma sessão de informação, este ano com o tema “ A diabetes e a Família “.

Promovemos uma sessão, não só destinada aos utentes com diabetes, mas também aos seus familiares e comunidade em geral, pois a doença não afeta só o doente mas todos os que lhe são próximos. Trata-se de uma sessão, não só de esclarecimento, mas também de debate e partilha, com a participação de profissionais.

Como símbolo da data e como forma de manifestar preocupação e solidariedade da Câmara Municipal para esta doença, mantemos a iluminação azul, cor da diabetes, em dois monumentos do concelho, Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia e também na Matriz de Alvito.

Continue Reading

Portugal

Hospital de beja reabriu serviço de Ginecologia/Obstetrícia

O serviço de Ginecologia/Obstetrícia do hospital de Beja reabriu esta manhã, às 08h00, após ter estado encerrado desde as 08h00 de domingo, devido à falta de médicos, avançou à Lusa fonte hospitalar.

O serviço, incluindo o internamento, as urgências e o bloco de partos está a funcionar corretamente, após a abertura, segundo o indicado à agência Lusa por fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

“Não houve necessidade de transferir qualquer parturiente para outra unidade hospitalar”, durante este período, relatou a mesma fonte da ULSBA.

Continue Reading

Alto Alentejo

Homem desaparece na barragem de Montargil

Um homem, de 48 anos, desapareceu hoje na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, segundo o avançado à agência Lusa pela proteção Civil e GNR.

O alerta para o desaparecimento do homem , que se encontrava dentro de água, foi dado às autoridades às 14:01, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

De acordo com a mesma fonte as buscas já mobilizaram mais de 20 operacionais, apoiados por nove veículos e uma embarcação de socorro.

Continue Reading

Portugal

Médico doou rim a desconhecido. Algo inédito em Portugal

Com uma carreira na medicina de quase meio século, aos 70 anos, Domingos Machado decidiu doar um rim a um doente que não conhece e que se encontrava em lista de espera para um transplante. Uma situação inédita em Portugal.

Em relação aos motivos que estiveram na origem desta decisão, o médico explicou à SIC Notícias que tem uma saúde geral bastante boa e os seus dois rins funcionavam de maneira simétrica, como tal, estavam reunidas todas as condições para ser um dador.

“Quando percebi que estava nessas condições, então, deixei de ser médico [e] pus-me na posição de um cidadão que quer dar um órgão a outra pessoa”, reforçou.

Antes do transplante, Domingos foi sujeito a uma avaliação clínica e psicológica, de forma a perceber se não havia riscos relacionados com o procedimento clínico.

Três dias depois, Domingos Machado saiu do hospital de S. João do Porto com o desejo cumprido.

Continue Reading

Portugal

“Se o SNS fosse uma empresa provada, já tinha ido à falência”

Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, no domingo considerou que se o “SNS fosse uma empresa privada, já tinha ido à falência” e que são necessárias reformas estruturais.

Estas declarações do bastonário foram feitas em entrevista no programa “O Princípio da Incerteza”, na CNN Portugal, onde Miguel Guimarães avançou ainda que a promulgação de legislação que melhora o pagamento dos médicos foi uma medida bem aplicada, contudo não resolve a cariz do problema.

“É uma medida pontual para que no verão as coisas possam correr melhor, mas precisamos fazer reformas estruturais”, reforçou o bastonário.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS