Siga-nos nas redes sociais

Alentejo

Alteração da rede de emissores da TDT já começou

A alteração da rede de emissores da TDT a nível nacional começou esta sexta-feira, dia 7, com o emissor de Sines, seguindo-se os emissores do Algarve, a partir de dia 10, e o processo continuará, do sul para o norte do País, concluindo-se no final de junho. As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem.

Quando o ecrã da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo simples. A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono canal poderão ter que os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão.

Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita.

A ANACOM divulgará a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança. Relativamente à alteração da rede de emissores na região do Algarve a distribuição foi feita entre 24 e 30 de janeiro, tendo sido distribuídas 304 mil cartas/folhetos.

Com o objetivo de alargar o leque de entidades que podem ajudar a divulgar informação e dar apoio à população, a ANACOM tem firmadas várias parcerias: com as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, a GNR, a PSP, o Instituto da Segurança Social, a AMA (Lojas e Espaços do Cidadão), os párocos, o Corpo Nacional de Escutas (Escuteiros), entre outras entidades.

Portugal

Instituto Cultural de Évora volta a ganhar Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo

316676572 510487687788281 777223354460869470 n

No passado dia 26 de novembro de 2022, foi anunciado que o Instituto Cultural de Évora voltou a ganhar o Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado do Alentejo! Este prémio é atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a cerimónia oficial irá decorrer no dia 5 de dezembro.  

Este ano o acontecimento foi especial porque:

O Instituto Cultural de Évora foi distinguido como a “Melhor entidade pública promotora de voluntariado jovem” e é também a primeira vez que neste prémio que uma entidade ganha dois anos consecutivos, tornando o ICÉ no primeiro “Bicampeão” alguma vez registado na história deste prémio.  Também é a primeiríssima vez que um projeto que envolveu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ganha um prémio atribuído pelo Estado.

É de referir que esta conquista foi alcançada não só pela equipa do ICÉ (Pedro Dos Santos, Ana Rosado, Cláudia Quintas, António Pinheiro, Nuno Trindade, Pedro Trindade, Carolina Lecoq, Joel Ligeiro, Abigail Varandas Ligeiro, Duarte Fernandes, Carla Martins e Sara Matos) que implementou o “DigiTexto” que foi projeto vencedor mas também por vários outros jovens artistas locais e também por autores que colaboraram no respetivo projeto, nomeadamente os artistas e cosplayers FeratriX3Wafu (Barbara), MARS (Mars), Liam L (William), mono.bug (Alex), Clowdsoda (Diana), Suneka ( Jéssica), nebullak (Vitória), Anir (Carina), mari+ana (Mariana), famalda (Mafalda), Miguel Oliveira, Rui Lagarto, Guilherme Caldeira e a TikToker Joana Bombaça, também conhecida como “Itsmenanahere”; quanto aos autores, destacam-se Rute Alves, Carlos Daniel Dojja e Soraia Carmo.

O projeto “DigiTexto” abrangeu atividades de Cultura Pop Japonesa, neste caso o “Évora Anime” que foi o primeiro Evento de Cultura Pop no Alentejo alguma vez realizado. O facto de que um projeto que abrangeu Cultura Pop Japonesa no Alentejo ter sido premiado pelo estado marca a importância e a evolução deste tipo de iniciativas no Alentejo, uma vez que sempre houve um “tabu” associado a este tipo de atividades a nível regional. No resto país já existem eventos deste tipo já imensamente conhecidos como o Iberanime e no caso do Alentejo, iniciou-se com força também este movimento liderado pela equipa do ICÉ em conjunto com todos os artistas e autores já mencionados.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Odemira já tem Ensino Superior 

Ensino Superior em Odemira scaled

O início do Ensino Superior em Odemira aconteceu no dia 25 de novembro, num momento que formalizou a receção aos alunos e docentes e marca o futuro do concelho, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, do Subdirector da Escola Superior de Educação do IPP Beja, Professor Doutor Pedro Bento, e do Director do Agrupamento de Escolas de Odemira, José Seno Luís.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar iniciam as aulas regulares no dia 28 de novembro, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves e com um corpo docente constituído por profissionais do território.

Feliz e orgulhoso deste momento, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, afirmou que “este é um passo muito sério para a vida destes alunos e para o concelho de Odemira. Fomos capazes de implementar o ensino superior e queremos agora consolidar o processo, para que possamos construir o nosso futuro.” O autarca explicou que “Era uma ambição do Município concretizar esta oferta formativa e o IPBeja lançou o desafio irrecusável de iniciarmos já neste ano letivo, apesar de não ter sido fácil”. Deixando uma palavra de profundo agradecimento à “atitude de proactiva do IPBeja para com Odemira, à dispobnilidade imediata da Escola Secundária, ao interesse dos alunos e aos docentes que aceitaram lecionar  este curso”, perspetivou que se pretende “criar em Odemira um espaço de excelência formativa na área do desporto e que em 2023/24 teremos mais turmas de outros cursos”.

O Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, afirmou ser “muito bom estar a marcar o futuro de Odemira com o ensino superior” e explicou que a instituição encontrou “nesta convicção dos Presidentes do IPBeja e da Câmara Municipal de Odemira uma oportunidade de sair do campus, onde está a nossa dinâmica, e alargar a sua presença no território, o que é muito desafiante.” O responsável explicou ainda que o processo de ensino entre Odemira e Beja será “um processo de permuta, de rigor e exigência para alunos a docentes” e que o curso será acompanhado em Odemira pela Professora Maria Margarida Pereira, Presidente do Conselho Científico do IPBeja.

O Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja estabeleceram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho de Odemira, assinado a 22 de julho. No dia 4 de outubro foi  assinado protocolo de colaboração entre o IPBeja, o Município e o Agrupamento de Escolas para implementar o Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar em Odemira. Passados quase dois meses, é concretizada a ambição de implementar o ensino superior no concelho. 

Continuar a ler

Portugal

GNR detém oito suspeitos de furto de azeitona em Beja

azeitona

A GNR deteve em flagrante delito cinco homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos, por furto de azeitona, na passada quinta-feira, no concelho de Beja.

No âmbito de uma denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde verificaram que os oito suspeitos se encontravam a apanhar azeitona, sem estarem autorizados pelo proprietário. No seguimento das diligências policiais, foram apreendidos 210 quilos de azeitona.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Beja.

Continuar a ler

Portugal

Encontro de Carros Antigos e Desportivos de Montemor-o-Novo com uma centena de viaturas

Encontro 79 2

Na manhã de domingo, 27 de novembro, com o bom tempo a ajudar, junto à Praça de Touros de Montemor-o-Novo, entre as 9h e as 13h, teve lugar um Encontro de Carros Antigos e Desportivos de Montemor-o-Novo, numa organização do Clube de Automóveis e Motos Antigas de Montemor-o-Novo e do CAARS – Carros, Amigos e Atividades Região Sul.

A iniciativa, que teve o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, juntou cerca de uma centena de participantes, e levou muitos curiosos e apaixonados por automóveis até ao local do evento, entre eles o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão. Das muitas viaturas que apreciámos,  permitam-nos destacar duas viaturas provenientes de Montemor-o-Novo, um Fiat 500 A Topolino, de 1940, propriedade de Vicente Bicho, e o fantástico Dodge dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, de 1937.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS