Siga-nos nas redes sociais

Baixo Alentejo

Almodôvar assinala os 48 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

25 abril 22 novo

Em Almodôvar está tudo preparado para as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril.
As comemorações começaram neste dia 21 de abril, com a projeção do filme “Salgueiro Maia, o Implicado”, iniciativa dirigida a alunos do Agrupamento de Escolas de Almodôvar.
Durante a tarde, o Cineteatro Municipal acolhe a Palestra “Repressão no Estado Novo”, dinamizada pela Drª. Aurora Rodrigues.
Esta sexta-feira, 22 de Abril, decorre a Assembleia Municipal Jovem, no Cineteatro Municipal, pelas 10 horas. Da parte da tarde volta a ser exibido o filme “Salgueiro Maia, o Implicado”. Desta vez a sessão é dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Almodôvar. O filme volta ao ecrã às 21h3’ com sessão aberta ao público em geral. As entradas são livres.
Para sábado, 23 de Abril, está preparado o espetáculo Solidário “A Alma de Um Povo”. A iniciativa acontece às 20h30, no Cineteatro Municipal e é promovido pela Paróquia de Almodôvar.
Para domingo, 24 de Abril, a autarquia de Almodôvar preparou o espetáculo musical com Luis Simenta, que “Canta Abril”. O concerto está agendado para a Praça da República, a partir das 22 horas.
À meia-noite, já do dia 25 de Abril, haverá um espetáculo de Pirotecnia, na entrada Sul de Almodôvar, junto á Rotunda do Mineiro.
O dia 25 de Abril começa com jogos tradicionais, a partir das 9 horas, no Parque de Merendas de Almodôvar. Às 10 horas segue-se o desfile do Corpo de Bombeiros Voluntários de Almodôvar e Majoretes e Fanfarra da Associação Almovimento, que percorrem algumas artérias da vila, até aos Paços do Concelho, onde será hasteada a Bandeira.
Às 10h30 realiza-se a Sessão Solene comemorativa dos 48 anos de Abril com a participação dos alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Almodôvar – AEC de Cante Alentejano, no Cineteatro Municipal.
As comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril terminam com um almoço-convívio, com animação musical, no Salão Polivalente da Escola E.B. 2,3/S Dr. João de Brito Camacho.

Portugal

É Natal em Castro Verde

image003 1

Em Castro Verde, as celebrações de Natal arrancam esta quinta-feira, 1 de dezembro, com a iluminação de Natal e a instalação do presépio na Rotunda das Ovelhas. À noite, os temas típicos da quadra vão soar no Cineteatro Municipal num Concerto protagonizado pela Orquestra Clássica de Almodôvar, que acontece a partir das 21h30.

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, a magia do Natal pode ser descoberta através do artesanato e produtos locais de Castro Verde, no Mercado de Natal que vai decorrer na Rua Morais Sarmento. Com início às 15h00, do dia 16, o Mercado de Natal funcionará todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00.

Por estes dias haverá também animação musical pelas ruas e comércio local de Castro Verde e um programa de animação infantil, onde se inclui a Casa do Pai Natal, Tarde de Cinema Infantil, Carrossel, Pipocas e Algodão Doce e a peça de teatro “Desencontro” (teatro clownesco).

Para o dia 17 de dezembro, está agendado o já habitual Passeio de Pais Natal em Bicicleta, que acontece a partir das 15h00, com saída da Praça da República (inscrições em inqueritos.cm-castroverde.pt), e à noite, pelas 21h30, os UHF sobem ao palco do Cineteatro para um concerto acústico que contará com a participação do Coro do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde.

O Natal é também o mote para a campanha “Este Natal, Ofereça Castro Verde”, a decorrer até ao dia 6 de janeiro de 2023, e para o Concurso de Montras de Natal, aberto a todos os estabelecimentos comerciais de Castro Verde com montras para a via pública.

O programa “É Natal em Castro Verde” procura valorizar os diferentes espaços urbanos e o comércio local, envolvendo todos os que por cá residem ou que, por estes dias, visitam o Município no decurso das festividades natalícias.

Continuar a ler

Baixo Alentejo

Odemira já tem Ensino Superior 

Ensino Superior em Odemira scaled

O início do Ensino Superior em Odemira aconteceu no dia 25 de novembro, num momento que formalizou a receção aos alunos e docentes e marca o futuro do concelho, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, do Subdirector da Escola Superior de Educação do IPP Beja, Professor Doutor Pedro Bento, e do Director do Agrupamento de Escolas de Odemira, José Seno Luís.

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar iniciam as aulas regulares no dia 28 de novembro, na Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves e com um corpo docente constituído por profissionais do território.

Feliz e orgulhoso deste momento, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, afirmou que “este é um passo muito sério para a vida destes alunos e para o concelho de Odemira. Fomos capazes de implementar o ensino superior e queremos agora consolidar o processo, para que possamos construir o nosso futuro.” O autarca explicou que “Era uma ambição do Município concretizar esta oferta formativa e o IPBeja lançou o desafio irrecusável de iniciarmos já neste ano letivo, apesar de não ter sido fácil”. Deixando uma palavra de profundo agradecimento à “atitude de proactiva do IPBeja para com Odemira, à dispobnilidade imediata da Escola Secundária, ao interesse dos alunos e aos docentes que aceitaram lecionar  este curso”, perspetivou que se pretende “criar em Odemira um espaço de excelência formativa na área do desporto e que em 2023/24 teremos mais turmas de outros cursos”.

O Vice-presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professor Doutor Nuno Loureiro, afirmou ser “muito bom estar a marcar o futuro de Odemira com o ensino superior” e explicou que a instituição encontrou “nesta convicção dos Presidentes do IPBeja e da Câmara Municipal de Odemira uma oportunidade de sair do campus, onde está a nossa dinâmica, e alargar a sua presença no território, o que é muito desafiante.” O responsável explicou ainda que o processo de ensino entre Odemira e Beja será “um processo de permuta, de rigor e exigência para alunos a docentes” e que o curso será acompanhado em Odemira pela Professora Maria Margarida Pereira, Presidente do Conselho Científico do IPBeja.

O Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja estabeleceram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento das condições necessárias ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho de Odemira, assinado a 22 de julho. No dia 4 de outubro foi  assinado protocolo de colaboração entre o IPBeja, o Município e o Agrupamento de Escolas para implementar o Curso Técnico Superior Profissional de Desporto, Lazer e Bem-Estar em Odemira. Passados quase dois meses, é concretizada a ambição de implementar o ensino superior no concelho. 

Continuar a ler

Portugal

GNR detém oito suspeitos de furto de azeitona em Beja

azeitona

A GNR deteve em flagrante delito cinco homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos, por furto de azeitona, na passada quinta-feira, no concelho de Beja.

No âmbito de uma denúncia, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde verificaram que os oito suspeitos se encontravam a apanhar azeitona, sem estarem autorizados pelo proprietário. No seguimento das diligências policiais, foram apreendidos 210 quilos de azeitona.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Beja.

Continuar a ler

Portugal

Alqueva e Titicaca : Dois dos maiores lagos do mundo formalizam cooperação

edia 2

EDIA assina protocolo

No âmbito da visita que o Comité para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguay está a efetuar ao território de Alqueva, a EDIA assina hoje, dia 28 de novembro, um protocolo de colaboração com a Autoridad Binacional del Lago Titicaca e a Mancomunidad Intermunicipal del Titicaca visando “articular e implementar atividades, projetos e programas, destinados à integração regional e transfronteiriça”, uma vez que esta entidade estende a sua visita ao território de Alqueva também a Espanha.

Este comité, que integra representantes de organismos públicos da Bolívia, Perú e Brasil, partilha o lago Titicaca, e procuram no exemplo espano-português da Associação Transfronteiriça “Terras do Grande Lago”, experiências que possam transpor para as suas realidades.

Do programa, está prevista uma visita a infraestruturas do Projeto de Alqueva bem como uma sessão de apresentação da EDIA e do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, a que se segue a assinatura do protocolo de cooperação.

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS