Connect with us

Alentejo Litoral

Alcácer do Sal: Município consegue apoio da Vanguard para viatura para o centro de saúde

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, após diligência do presidente, Vítor Proença, conseguiu a oferta de uma viatura Toyota Pick-up 4X4, com cinco lugares para servir, em exclusividade, o Centro de Saúde local.

Esta oferta, efetuada pela Vanguard Properties, nova proprietária de parte da Herdade da Comporta, irá suprir uma grande necessidade nesta área, dadas as dificuldades nos acessos num concelho com esta dimensão. A viatura nova, com um custo avaliado em 42 mil euros, reveste-se de uma enorme importância no contexto de pandemia em que se vive.

A sua entrega será feita na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, pelos responsáveis da Vanguard e pelo presidente da Câmara Municipal ao Centro de Saúde de Alcácer do Sal.

Continue Reading

Alentejo Litoral

Tradições são “prato forte” no regresso da Festa de São Romão à Costa de Santo André 

Está de regresso, de 5 a 7 de agosto, na Costa de Santo André, a festa que recria o único dia no ano em que as gentes do interior do Concelho de Santiago do Cacém iam à praia, no final de longas temporadas de jornadas agrícolas. Recuando até meados do Séc. XX, a Festa de São Romão tem uma vez mais como ponto alto a recriação de uma tradição que nos faz recuar até às vestes da época, aos farnéis preparados de madrugada, ao cortejo até à praia e à partilha com todos aqueles que por ali estivessem. Naquele tempo era assim. E claro, tudo culminava com senhoras e cavalheiros de saias e calças arregaçadas, respetivamente, porque os pudores da época não permitiam mais. 

Vai ser assim, às 11h00 dos dias 6 e 7 (sábado e domingo), com a recriação a cargo do Grupo de Dança Típica da Queimada (Valinho da Estrada, Melides), do Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia (São Bartolomeu da Serra) e do Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André, num cortejo que deverá envolver cerca de 60 pessoas. Mas há muito mais ao longo do fim de semana, com as portas do recinto da festa (tenda multiusos, na Costa de Santo André) a abrirem logo na sexta-feira (dia 5) às 18h00 e com um programa intenso ao longo dos três dias. O “menu” inclui música tradicional alentejana, cantares regionais, cante alentejano, folclore e os sempre tão aguardados bailes, sem esquecer os comes e bebes, quermesse, ou a sempre tão frequentada exposição e venda de artesanato, frutas e doçarias da região.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Santo André e conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Nota de realce para a aposta em melhorias no recinto da festa, tais como uma nova pista de dança (e relocalização do palco) e em condições renovadas para todos aqueles que irão trabalhar na área dos comes e bebes ao longo do fim de semana.

Continue Reading

Alentejo Litoral

Carlos Papacinza vence a 17.ª edição da Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia

Este domingo, 31 de julho, realizou-se a maior prova desportiva organizada pelo Município de Grândola — ULTRA MARATONA ATLÂNTICA MELIDES -TRÓIA.

O vencedor da edição 2022 foi Carlos Papacinza com o tempo de 03h02m51s.

Edgar Matias — embaixador da 17ª edição da Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia — classificou-se em 2º lugar com 03h08m34s, pela equipa G.D.R. São Francisco da Serra e o 3º lugar do pódio masculino pertence a Miguel Ângelo Arsénio da equipa EDV-Viana Trail com 03h16h09s.

No setor feminino, por mais um ano consecutivo, Patrícia Serafim do Clube Desportivo Areais de São João alcançou a vitória, com 03h36m34s.

O 2.º lugar pertence à embaixadora e veterana da Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia, Chantal Xhervelle, a correr pela UMA TEAM, com o tempo 04h35m52s.

Isabel Moleiro, que representou a equipa S.S. C.G.D. alcançou a meta logo a seguir, com o tempo de 04h44m44s.

O arranque desta prova deu-se às 09h00 na Praia de Melides com o presidente da Câmara Municipal, António Figueira Mendes e a vereadora do pelouro de Desporto, Carina Batista, a darem o sinal de partida para os 146 atletas participantes na distância dos 43 km, que ligou a Praia de Melides à Praia Bico das Lulas, em Tróia.

Para muitos atletas o início da prova revelou-se difícil pela inclinação do piso, em contrapartida o tempo que se fez sentir foi um aliado para os atletas ao longo do percurso.

 A competição realizou-se em regime de semi autonomia, com dois pontos de abastecimento oficiais ao longo do percurso dos 43km.

Continue Reading

Alentejo Litoral

Colisão com sete automóveis provoca nove feridos no concelho de Grândola

No concelho de Grândola o Itinerário Complementar 33 (IC33) encontra-se cortado nos dois sentidos, ao quilómetro 42 , consequência de uma colisão entre sete automóveis, da qual resultaram nove feridos, segundo o avançado à lusa por fonte dos bombeiros e da GNR o acidente ocorreu esta manhã.

O acidente ocorreu perto da saída do IC33 para Melides, no concelho de Grândola e o alerta foi dado às 08:43, segundo o relatado à agência Lusa pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Segundo Joaquim Duarte, comandante dos Bombeiros de Grândola, o sinistro provocou nove feridos, um deles grave, ” um homem com cerca de 40 anos”, e oito ligeiros.

Segundo a mesma fonte, as vítimas foram conduzidas ao Hospital do Litoral Alentejano (HLA).

Nas operações de socorro estiveram envolvidos 25 operacionais, apoiados por 11 viaturas, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), nomeadamente a viatura médica de emergência e reanimação do HLA.

Continue Reading

Alentejo Litoral

Câmara de Grândola leva investidores a reduzir número de camas turísticas e a comprometerem-se a proteger recursos hídricos 

O Município de Grândola reuniu com os Promotores dos Empreendimentos Turísticos das áreas programadas da faixa costeira, com o intuito de sensibilizar os mesmos para a necessidade de repensarem os seus projetos, com vista à redução do número de camas turísticas, bem como à implementação de medidas que contribuam para o crescimento sustentável da região, em respeito pela população, a natureza e o ambiente.

A participação e os importantes contributos de todos os presentes, revelaram-se unanimes, resultando num compromisso conjunto, com vista à redução significativa do número de camas turísticas, bem como à defesa dos recursos hídricos e à implementação de soluções de dessalinização da água do mar, para utilização das regas dos campos de golfe e áreas verdes.

O presidente da Câmara Municipal de Grândola salientou a importância da reunião e dos consensos estabelecidos: “O investimento turístico e imobiliário tem de ser assente no crescimento sustentável do nosso concelho, por forma a beneficiar os munícipes e a sua qualidade de vida, tem de respeitar o ambiente, os recursos hídricos, a paisagem e prevenir os riscos das alterações climáticas.

Revelámos aos promotores turísticos as nossas prioridades e preocupações a aceitação foi plena. Todos garantiram que tudo farão para o desenvolvimento sustentável do concelho de Grândola”.

A autarquia esclarece que, a redução do número de camas turísticas irá aplicar-se aos Empreendimentos Turísticos, que se encontram em fase de construção ou em processo de licenciamento, abrangidos por áreas programadas em Planos Territoriais de Âmbito Municipal aprovados antes da entrada em vigor do Plano Regional de Ordenamento do Território do Litoral Alentejano (PROTA – 2010).

Atualmente, está em curso e em fase de finalização o processo de alteração do Plano Diretor Municipal, aprovado em Assembleia Municipal, o qual irá definir regras mais apertadas para o investimento turístico e imobiliário.

Continue Reading

Ultimas do Alentejo

Publicidade

Siga-nos no Facebook

Os Mais Vistos

ÚLTIMAS 48 HORAS