Siga-nos nas redes sociais

Economia

ALCÁCER DO SAL CAPTA IMPORTANTE INVESTIMENTO NA PRODUÇÃO DE MIRTILOS

mirtilos.width 1700

A antiga fábrica da Torrinha, em Montalvo, vai ser requalificada e integrar um grande investimento na área da produção biológica de mirtilos, que tornará o concelho de Alcácer do Sal e o país uma referência para a compra deste fruto.

A Carsol Fruit Portugal, empresa detida em partes iguais pela família de Filipe de Botton e pela família Carrasco (Chile), vai investir um total de 54 milhões de euros neste projeto, valor que inclui os campos adquiridos e as plantações, assim como os edifícios fabris de frio e embalamento.

Até 2022 a área de plantação será de 400ha, sendo que entrarão em produção total no ano de 2025. Esta produção, completamente biológica, permitirá colher uma média de 9 mil toneladas de mirtilo por ano, que se destinam essencialmente a exportação, mas também ao preenchimento das necessidades nacionais.

Além de 200 postos de trabalho definitivos no concelho de Alcácer do Sal, estima-se que, no pico da campanha do mirtilo em plena produção, o número de empregos temporários ronde os 2.500, um importante contributo sazonal para 2.500 pessoas.

Portugal

Inflação retira 65 euros a quem ganha o salário mínimo

dinheiro

Os portugueses que recebem o salário mínimo, ou seja um quatro da população portuguesa, recebem atualmente menos 65 euros de poder de compra, comparativamente há um ano atrás, segundo os dados divulgados hoje pela Pordata.

De acordo com os números divulgados pela base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala esta segunda-feira, o impacto da inflação registou em setembro números que já não se verificam desde 1992. O poder de compra para quem recebe o salário mínimo baixou dos 705 para os 639 euros.

No que diz respeito aos abrangidos pelas pensões mínimas de velhice e invalidez (278,05 euros) fica reduzido a 252 euros devido à inflação, menos 25,9 euros de poder de compra relativamente a 2021.

Continuar a ler

Portugal

Idade média dos novos reformados subiu para 65 anos e meio em 2021

idosos

A idade média dos novos reformados por velhice na Segurança Social aumentou para 65 anos me meio em 2021, a idade da reforma fica desta forma mais perto da idade legalmente exigida, apenas com a diferença de um ano, a notícia é avançada pelo Jornal de Negócios.

A redução da esperança média e vida terá um impacto na idade média de reforma do próximo ano , que vai recuar para os 66 anos e quatros meses, face aos 66 anos e seis meses registados em 2021.

O aumento da mortalidade também reduz o corte do fator de sustentabilidade, utilizado no caso de reforma antecipada.

Continuar a ler

Sociedade

“125 euros do Costa” estão quase a chegar

125 euros

O dia 20 de outubro está quase a chegar, o que significa que o apoio facultado pelo Estado de 125 euros também. Não se esqueça de atualizar o IBAN para que seja possível receber a transferência.

O Portal das Finanças destacou esta função na primeira página, de forma a facilitar a atualização.

Continuar a ler

Portugal

Governo aprova proposta de Orçamento de Estado em conselho de Ministros

Assembleia da Republica

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2023, segundo anunciado em comunicado pelo executivo.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje a Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2023, assim como a Proposta de Lei das Grandes Opções para 2022-2026”, segundo o avançado pela Presidência do Conselho de Ministros.

A proposta irá ser entregue amanhã na Assembleia da República, pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.
 

Continuar a ler

ÚLTIMAS 48 HORAS