

Agricultura
Agroindustrial do Centro atribui prémios de 355 mil euros a produtores de leite
A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) atribuiu prémios, no valor de 355 mil euros, a 129 produtores de leite das regiões DOP Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, foi hoje anunciado.
“Esta ação vem dar um impulso positivo à fileira do queijo. Reflete-se numa ajuda para incrementar e valorizar a produção de leite de qualidade na região Centro, contribuindo para a continuidade de um produto endógeno de excelência, o queijo com DOP [Denominação de Origem Protegida]” refere, em comunicado enviado à agência Lusa, Cláudia Domingues, presidente da Inovcluster.
A atribuição destes prémios visa fomentar, capacitar e desenvolver a atividade agropastorícia como parte integrante do processo de melhoria da qualidade na produção de leite destinado ao fabrico de queijo com DOP.
Criados no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, os prémios (Vale Pastor e Vale Pastor +), foram atribuídos pela Inovcluster e pelas Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, das Beiras e Serra da Estrela, da Região de Coimbra e de Viseu Dão Lafões, parceiras do projeto.
O “Vale Pastor” é um incentivo no valor de 5.000 euros atribuído a 14 alunos que concluíram com sucesso a “Escola de Pastores” e que se encontram instalados ou que se pretendem instalar na atividade da agropastorícia.
Já o “Vale Pastor+” é um incentivo no valor de 2.500 euros atribuído a 115 produtores de leite fornecedores de queijarias que fabricam queijo com DOP e que apresentaram a concurso o leite de melhor qualidade.
Este projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
- Alentejo1 dia ago
GNR acaba com festa ilegal com mais de 70 pessoas em Campo Maior
- Política2 dias ago
Covid-19: Marta Temido preocupada com “relaxamento” apela à manutenção do confinamento
- Cultura1 dia ago
Morreu o maestro José Atalaya, que gostava dos “concertos informais”
- Portugal1 dia ago
Investigadores, médicos, professores e pais defendem reabertura das escolas
- Economia1 dia ago
Empresas terão 4,6 mil milhões sem contar apoios indiretos e contratos
- Política1 dia ago
IL diz que PR não tem intenção de alterar decreto do estado do emergência
- Economia1 dia ago
Norte com mais 7.360 desempregados inscritos do que em dezembro de 2020
- Política1 dia ago
Chega manterá voto contra se não forem dados sinais de “reabertura faseada”
- Alentejo2 dias ago
Presidente da Concelhia do PSD na “corrida” à Câmara de Évora
- Saúde1 dia ago
Ajuda médica alemã continua a ser importante apesar da evolução da pandemia
- Economia14 horas ago
Movimento nos portos do continente caiu 6% em 2020 para quase 82 milhões de toneladas
- Sociedade1 dia ago
Oito distritos sob aviso amarelo na quarta-feira devido à agitação marítima