Sociedade
AFLOSOR promove colóquio – A agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou imensidão

Antecedendo a VIII Feira Agroflorestal de Ponte de Sor, em pleno Dia da Cidade,8 de junho, o teatro cinema de Ponte de Sor irá acolher o colóquio designado ” A agricultura no Alentejo e a Interioridade – Asfixia ou Imensidão ?”.
Uma iniciativa organizada pela AFLOSOR – Associação de Produtores Agroflorestais da Região de Ponte de Sor, onde serão abordadas questões complexas inerentes à interioridade no Alentejo e o impacto nos sectores agrícola e agroflorestal.
As diferentes perspetivas pela voz de um painel de oradores de enorme relevância no espectro político e socioeconómico português – António Paula Soares, Henrique Silvestre Ferreira, Cecília Meireles, José Manuel Calado e Hugo Hilário.
Antecedendo à inauguração da VIII Feira Agroflorestal, e sempre em paralelo com as Festas da Cidade, o colóquio tem como objetivo principal debater as complexas questões inerentes à interioridade, com particular foco no Alentejo, nas pessoas e em especial nos que desenvolvem nesta região as suas atividades agrícola e agroflorestal.
Temas como – as perspetivas do agricultor e do gestor agroflorestal; o salto do agro para o agroindustrial; a questão verde; as vulnerabilidades ao impacto de um clima em rápida mudança; o Alto Alentejo, o futuro agrícola e as políticas no interior; entre outros de enorme relevância – serão abordados por um painel de oradores com voz ativa no espectro político e socioeconómico português:
· António Paula Soares, Empresário Agrícola;
· Henrique Silvestre Ferreira, Empresário Agrícola e Agroindustrial;
· Cecília Meireles, Jurista;
· José Manuel Calado, Diretor Regional de Agricultura do Alentejo;
· Hugo Hilário, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
Caberá ao Presidente da AFLOSOR, João Goes e à Vereadora do associativismo, saúde, ambiente e cultura da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Alda Falca, as honras da abertura do evento.
Perante o contexto atual, associal considera importantíssimo o debate e a partilha de conhecimentos devidamente fundamentados sobre qualquer um dos temas abordados, apresenta-se como o modelo mais adequado, para desencadear soluções que possam acrescentar valor prático num curto médio prazo, e apontar novos caminhos para o futuro dos diversos sectores impactados.
Pode inscrever-se em : https://coloquioaagriculturanoalentejoeainterioridade.eventbrite.pt

Portugal
Recluso agarra enfermeira e agride guarda em hospital

Esta terça-feira, um recluso tentou agredir uma enfermeira e acabou mesmo por agredir um guarda prisional no hospital prisional de Caxias.
Segundo o avançado por fonte do Sindicato Nacional Corpo Guarda Prisional ao Notícias ao Minuto, a enfermeira foi agarrada violentamente pelo recluso, o guarda foi agredido ao tentar travar o ataque.
Após ter sido “esmurrado” na face foi assistido no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
Portugal
Idosa recusa-se a levantar dinheiro da reforma e é agredida pelo neto

Na passada quarta-feira, um homem de 43 anos, foi deito pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) por ter agredido a avó, de 92 anos, em Marvila.
A idosa foi agredida “em várias partes do corpo”, por se ter recusado a levantar o dinheiro da reforma, que recebia no dia 10 de cada mês”.
“O suspeito, partilha residência com a vítima e, sabendo que a idosa recebe a reforma no dia 10 de cada mês, coagiu a mesma a ir ao Multibanco para levantar o dinheiro”, segundo o avançado no comunicado da PSP.
De momento o detido está desempregado e adotou “um estilo de vida intimamente relacionado com o álcool e drogas”.
Os militares da PSP “procederam a diligências que levaram à detenção do agressor através de Mandado de Detenção Fora de Flagrante Delito por Autoridade de Polícia Criminal”.
A vítima foi retirada da sua residência e encontra-se num lugar seguro. O agressor foi presente a 1.º interrogatório judicial e está proibido de entrar em contacto com a vítima, sendo também forçado a abandonar a residência que partilhava com a avó.
Portugal
Alandroal : Três detidos em flagrante por furto de metais não preciosos

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Alandroal, no dia 13 de agosto, deteve três homens de 26, 31 e 49 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Alandroal.
Numa ação de patrulhamento e vigilância na obra da ferrovia, os militares da Guarda detetaram uma viatura a efetuar a carga materiais de construção, tendo os suspeitos sido abordados e detidos em flagrante.
No decorrer desta ação policial, foi possível apreender o seguinte material:
· Cerca de 1 600 quilos de ferro moldado;
· Um veículo;
· Diversos objetos utilizados na prática do furto.
Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Redondo.
Portugal
Prepare-se para o calor. Temperaturas voltam a subir

A partir de sexta-feira, as temperaturas voltam a subir, prevendo-se dias quentes. Segundo a meteorologista, Cristina Simões, as máximas poderão alcançar os 37 graus.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, antecipam-se temperaturas elevadas, especialmente, na zona do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.
-
Portugal11 horas ago
Idosa recusa-se a levantar dinheiro da reforma e é agredida pelo neto
-
Portugal9 horas ago
Recluso agarra enfermeira e agride guarda em hospital
-
Portugal16 horas ago
Beja : Dois detidos por posse de armas proibidas
-
Portugal15 horas ago
Prepare-se para o calor. Temperaturas voltam a subir
-
Cultura13 horas ago
Galeria : Círio Nossa Senhora de Tróia
-
Portugal13 horas ago
Alandroal : Três detidos em flagrante por furto de metais não preciosos
-
Portugal14 horas ago
Buscas por desaparecido em Montargil abrangem 30 mil metros quadrados