Açores

Açores com mais 26 novos doentes num total de 360 casos ativos

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 26 novos casos de covid-19, sendo 20 em São Miguel e seis no Faial, estes últimos no âmbito do rastreio a tripulantes de uma embarcação estrangeira, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

No comunicado de hoje daquela entidade é adiantado que, em São Miguel, todos os novos casos “são em contexto de transmissão comunitária” e os seis novos casos diagnosticados no Faial, “alocados à freguesia das Angústias”, foram detetados “no âmbito do rastreio à chegada dos tripulantes de uma embarcação estrangeira”.

Em São Miguel os novos casos foram detetados nos concelhos de Vila Franca do Campo (sete), Ponta Delgada (seis), Ribeira Grande (seis) e Lagoa (um).

Os novos casos resultam de 2.350 análises realizadas em laboratórios de referência da região e outras três análises realizadas em laboratório privado, não convencionado, de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores.

Recuperaram da doença nove pessoas, todas em São Miguel, sendo quatro no concelho de Ponta Delgada e cinco no concelho do Nordeste, é acrescentado na nota.

Hoje há menos um doente hospitalizado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde estão internadas 14 pessoas, quatro das quais em Unidade de Cuidados Intensivos, menos três do que na quarta-feira.

A região regista hoje 360 casos ativos de covid-19, sendo 351 em São Miguel (71 no concelho de Ponta Delgada, 160 em Vila Franca do Campo, 52 na Ribeira Grande, 38 no concelho do Nordeste, 26 no concelho da Lagoa e quatro no concelho da Povoação), seis no Faial (concelho da Horta), dois na Terceira (ambos no concelho de Angra do Heroísmo) e um nas Flores, no concelho de Santa Cruz.

Existem presentemente 1.363 vigilâncias ativas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.575 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.074 pessoas e faleceram 30.

Há presentemente uma cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira e 199 foram extintas.

A Autoridade de Saúde dos Açores informa também que, “desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de abril, 56.725 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas contra a covid-19 no arquipélago, 39.003 com a primeira dose e 17.722 com a segunda”, no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Lusa

+ popular

Exit mobile version