

Educação
7 mil estudantes do interior candidataram-se às bolsas “Mais Superior”
O número de alunos a candidatar-se às bolsas disponíveis ao abrigo do programa “Mais Superior” voltou a aumentar. Segundo a notícia avançada pelo jornal Público, 7006 estudantes concorreram ao programa que atribui bolsas a quem vai estudar para uma universidade ou politécnico do interior do país.
A estes números juntam-se os 4277 alunos que pediram a renovação da bolsa, um processo que, de acordo com o Ministério da Ciência e Ensino Superior, decorre de forma “automática” se o aluno mantiver as condições de elegibilidade.
Também o número de bolsas tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos. Em 2020 vão ser disponibilizados 2230 apoios do programa “Mais Superior”, mais 335 do que no ano passado. Para o ano letivo de 2020/2021, as candidaturas decorreram entre 7 de agosto e 15 de novembro. Em 2019 foram registados 6661 candidatos ao programa.
As bolsas consistem num apoio anual de 1700 euros, um valor que aumentou 200 euros em relação ao ano passado. Para os alunos dos cursos técnicos superiores profissionais e para os estudantes ingressam no ensino superior ao abrigo do concurso especial para maiores de 23 anos o valor atribuído é de 1955 euros. Cerca de 60% dos estudantes elegíveis para receber estes apoios pertencem a institutos politécnicos.
O programa “Mais Superior” começou em 2014 com o objetivo de “incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica”, refere a Direção Geral do Ensino Superior. No ano de lançamento da iniciativa foram disponibilizadas 1000 bolsas. Os apoios são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu, no âmbito das respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
Cláudia Patrício Silva
- Portugal3 dias ago
Portugal com quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas
- Açores3 dias ago
Açores com 39 novos casos nas últimas 24 horas
- Sociedade2 dias ago
Oito arguidos em caso que envolve autarca de Vila Real de Santo António
- Portugal2 dias ago
Câmara da Marinha Grande preocupada com impacto no comércio e restauração
- Portugal2 dias ago
Governo avança com extinção dos CDOS e cria novo modelo de resposta de emergência
- Alentejo3 dias ago
CDU candidata presidente de junta de freguesia à Câmara de Mora
- Alentejo3 dias ago
Odemira discorda de retrocesso no desconfinamento e duvida da sua eficácia
- Desporto3 dias ago
Vitórias seguidas do Portimonense dão confiança mas não “embebedam”
- Alentejo2 dias ago
Autarca de Beja satisfeito com retificação de incidência
- Cultura3 dias ago
UNESCO associa-se às comemorações do centenário de José Saramago
- Desporto3 dias ago
“Não haverá adeptos nos estádios” até final da época
- Economia3 dias ago
Governo prevê 430 ME para o Novo Banco este ano