Connect with us

Cultura

Viana do Alentejo: entrega medalhas de honra do Município

Foto: CM Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo assinalou o 122º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, e ficou marcada pela entrega de Medalhas de Honra do Município ao Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas, ao Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas, ao Núcleo “ Os Leões” de Viana do Alentejo e ao artesão José Manuel Água Morna, que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da vida social, cultural e desportiva do concelho.

Presidida pelo vice-presidente da Câmara, João Pereira, a cerimónia contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, António Lopes, de Alcáçovas, Manuel Calado, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.

Durante a cerimónia, o vice-presidente da Câmara realçou que, apesar das dificuldades, o executivo continua determinado em trabalhar em prol “de uma qualidade de vida cada vez melhor para todos os munícipes”. João Pereira aproveitou a ocasião para enumerar alguns projetos que o Município está a desenvolver, casos da requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, da construção do Centro Social de Aguiar e da terceira fase da reabilitação urbana de Viana do Alentejo que, à semelhança do projeto anterior, se prevê arrancar no primeiro semestre de 2020.

O Centro de Acolhimento Turístico da EN2, o projeto de Requalificação Paisagística e Ambiental da Envolvente ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires e o projeto de Sinalização Turística, bem como a Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos porta-a-porta são também projetos que o Município espera implementar ainda no decorrer de 2020.

O autarca relembrou ainda uma série de medidas do Município com vista à melhoria da qualidade de vida das populações como a manutenção do IMI na taxa mínima (0,3%), descontos para agregados familiares com filhos, isenção da derrama para as microempresas com um volume de negócios inferior a 150.000€/ano, apoio em material escolar aos alunos que se estende também às bolsas de estudo, apoio ao movimento associativo, descontos para a população sénior, famílias numerosas e para os jovens, entre outras.

João Pereira garantiu que o trabalho que o Município tem vindo a desenvolver em prol da população, tem sido reconhecido também a nível nacional, com a atribuição do Galardão “Município Amigo do Desporto”, pelo quarto ano consecutivo, a atribuição pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos do “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” e ainda o Prémio Alentejo 2019 atribuído à Feira D’Aires, na categoria “Mais Tradição”.

O Vice-presidente felicitou ainda todos os agraciados com a medalha de honra do Município pelo papel que têm tido na divulgação e promoção do cante alentejano, do desporto e ao nível social, fazendo votos para que continuem a trabalhar em prol da comunidade.

Depois do sucesso alcançado no ano passado, o Município voltou a publicar o Calendário para a Igualdade de Género, apresentado durante a cerimónia. Participam nesta 2ª edição munícipes das três freguesias do Concelho, cujas profissões são, nos nossos dias, desempenhadas quer por homens, quer por mulheres, sem qualquer tipo de descriminação.

De salientar que as comemorações da restauração do concelho tiveram início logo na sexta-feira, dia 10, com a inauguração no Castelo de Viana do Alentejo, da Exposição “Viana, Alentej(u)s – ALENTEJO de desenho em desenho”, de Gabriel Lagarto, que está patente ao público até 29 de março. No sábado, no Paço dos Henriques, foi inaugurada a exposição coletiva itinerante “Descante – A desconstrução do Cante Alentejano”, promovida pela Fora da Gaveta – Associação de Promoção e Educação pelas Artes, que pode ser visitada até dia 9 de fevereiro. A apresentação do Livro “O Resgate do Obsoleto nas Práticas Artísticas Contemporâneas”, de Margarida de Lopes Grilo, a Caminhada “Pelos Caminhos de Santiago” e o espetáculo “De Corpo e Alma no Fado”, apresentado pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo foram também atividades que se realizaram no âmbito das comemorações do 122º aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo que termina no próximo dia 19 de janeiro com a terceira edição da Corrida Viana – A – Par – de – Alvito, que irá ligar Alvito a Viana do Alentejo, numa extensão de cerca de 13 quilómetros.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *