Connect with us

Saúde

Vendas Novas assegura que 1.000 idosos possam receber gratuitamente a vacina da gripe

O Município de Vendas Novas vai assegurar que 1.000 idosos do Concelho possam receber gratuitamente a vacina da gripe nas farmácias locais. Onde antes tinham de pagar 2.5 euros, será o Município a assegurar o pagamento desse valor diretamente à farmácia, permitindo que 1/3 das pessoas idosas ou com doenças crónicas do Concelho tenham acesso à vacina da gripe, sem qualquer custo para as mesmas.

Assim, para além do Centro de Saúde local, as Farmácias Ribeiro, Santos Monteiro e Flor de Lótus (Landeira) serão mais um ponto de vacinação gratuito, permitindo que a unidade de saúde local seja aliviada na pressão de ser a única entidade a prestar este serviço e evitando afluentes de pessoas ao mesmo local.

“Vacinação SNS Local” é o nome deste projeto que envolve o Ministério da Saúde, a Associação Nacional das Farmácias, a Associação Dignitude e as autarquias que aceitem participar com o intuito de ampliar a cobertura vacinal no país.

A Vereadora responsável pelo pelouro da saúde, Ana Carla Barros, refere que «a adesão do Município a este programa, que representa um investimento de 2.250 euros, é essencial para que os grupos de risco tenham acesso gratuito à vacina, evitando o desenvolvimento de casos graves no seio da nossa população, pois em Portugal, no ano passado, houve 3.331 mortes associadas a esta doença.»