Connect with us

Sociedade

Troféu Português do Voluntariado na Categoria Sénior vai para Évora

Lídia Duarte Mira, de 79 de anos de idade, natural e residente em Évora, voluntária no Projeto de Voluntariado Cultural da Fundação Eugénio de Almeida desde 2013, foi a vencedora do Troféu Português de Voluntariado na Categoria Sénior. A distinção e o prémio foi entregue hoje em Guimarães por Eugénio Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

Ao longo dos mais de seis anos em que a Voluntária colabora no Projeto de Voluntariado Cultural da Fundação, Lídia Mira tem desempenhado atividades voluntárias no acolhimento ao visitante, esclarecendo dúvidas, prestando informação e humanizando a experiência da visita, na guardaria das exposições, obras e espólio, contribuindo para garantir a segurança e a boa utilização dos espaços, no acompanhamento de visitas guiadas, auxiliando a equipa técnica do Serviço Educativo no caso de grandes grupos ou grupos com necessidades especiais, e no apoio ao Serviço Educativo, nomeadamente no desenvolvimento de atividades com crianças, públicos com necessidades especiais ou público adulto, entre outras tarefas.

Lídia é referência por ser uma pessoa extremamente solidária, proactiva, com vontade de aprender e de adquirir novas competências, mas também pela tenacidade, responsabilidade e de espírito de colaboração. Lídia Mira iniciou a sua atividade de voluntariado na Fundação Eugénio de Almeida em 2008, tendo colaborado no Projeto de Voluntariado de Proximidade da Fundação e em várias iniciativas de voluntariado pontual.

Em 2013, ingressou no Projeto de Voluntariado Cultural da Fundação, uma iniciativa que visa complementar aos serviços profissionais, humanizando a experiência cultural, valorizando a relação de proximidade com os visitantes, conferindo maior profundidade às iniciativas desenvolvidas nos diversos espaços culturais e patrimoniais da Fundação, nomeadamente o Centro de Arte e Cultura e o Paço de São Miguel, nas atividades do Serviço Educativo e em outras iniciativas culturais. Este projeto de voluntariado da Fundação já envolveu, até ao momento, mais de 200 voluntários.

O Troféu Português do Voluntariado é atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, mediante candidatura apresentada por organizações promotoras de voluntariado sediadas em território nacional, e tem como finalidade homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado, existindo 4 categorias, entre as quais a Categoria Sénior.  Os objetivos do Troféu Português do Voluntariado passam pela promoção do voluntariado como exercício de cidadania ativa, de solidariedade e de dádiva, na construção do bem comum; pela valorização do voluntariado enquanto contributo para a melhoria das condições de vida nas comunidades; e pela divulgação de boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e/ou a realização de novos projetos de voluntariado.

Segundo Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, “a equipa do Programa de Voluntariado está extremamente feliz por esta distinção à Sr.ª Dª. Lídia Mira, reconhecendo a sua dedicação e exemplo para todas as outras dezenas de voluntários que connosco desenvolvem atividades no dia a dia. Este prémio é um importante estímulo e incentivo para todos os voluntários da Fundação e da nossa comunidade, mas também um importante incentivo para que todos, séniores e jovens, se comprometam com atividades voluntárias sociais, culturais ou de outra natureza, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.”

Ainda segundo este responsável da Fundação Eugénio de Almeida “a D.ª Lídia Mira tem sido uma referência no Projeto de Voluntariado Cultural da Fundação ao longo destes 6 anos, pelo comprometimento, disponibilidade, generosidade e por transportar tanta alegria na ação voluntária, sendo também um excelente exemplo de um envelhecimento verdadeiramente ativo. A D. Lídia releva ainda um elevado sentido de pertença ao Projeto e à Fundação, convergindo com os seus valores e práticas, constituindo-se como um elemento exemplar para toda a equipa e uma verdadeira mentora dos novos voluntários”.

A entrega do Troféu Português do Voluntariado decorreu hoje, dia 5 de Dezembro, Dia Internacional dos Voluntários, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *