Connect with us

Alentejo

Termas Romanas de Évora: depois das escavações, segue-se a musealização do espaço

Encontra-se concluída a escavação arqueológica das Termas Romanas situadas no edifício dos Paços do Concelho. Os trabalhos permitiram desvendar novas estruturas e alargam consideravelmente o entendimento de todo o complexo termal da cidade, destacando-se a escavação de uma zona, da qual resta apenas um troço circular, mas que pela projeção das suas dimensões seria uma sala semelhante ao espaço do laconicom (zona de banhos quentes), da mesma tipologia e cronologia, tratando-se, possivelmente, de uma sala de banhos frios – frigidarium.

​Para além deste compartimento, foi possível interpretar a existência de grandes blocos graníticos encontrados no local e que, numa avaliação prévia, farão parte de uma estrutura imponente, nomeadamente um pórtico que atingiria cerca de 8 metros e meio de altura.

A última sondagem, situada a Noroeste, onde já havia sido, em 1998, descoberta uma das fornalhas, colocou a descoberto três pavimentos, permitindo obter inúmeras informações sobre a iconografia e decoração do antigo espaço termal.

Todas as estruturas descobertas foram alvo de registo digital e levantamento fotogramétrico, conseguindo-se desta forma a redução considerável do tempo de intervenção e a criação de uma estratégia de divulgação ao público.

A escavação iniciou-se em Setembro de 2019, enquanto parte integrante do processo de musealização de todo o espaço descoberto das termas da cidade de Liberalitas Iulia (designação atribuída a Évora durante a ocupação romana).

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *