Connect with us

Alentejo

Surtos de covid-19 em lares preocupam as autoridades

Instituições em Mora, Abrantes e Minde registaram mais vítimas mortais.

Um surto de covid-19 no lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Mora, no distrito de Évora, soma nesta altura 19 infetados, dos quais 18 são utentes.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o número de vítimas mortais associadas à doença aumentou hoje para cinco, sendo todos utentes do lar “na casa dos 70 e dos 80 anos”.

Um dos elementos da direção, que também ficou infetado, encontra-se agora numa enfermaria no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), depois de ter passado pelos cuidados intensivos.

Em Abrantes, subiu para dez o número de mortes por covid-19 no Centro Social do Pego.

“Os dados atualizados do surto no lar do Pego indicam que temos, infelizmente, 10 óbitos a lamentar e 16 utentes ainda positivos, dos quais quatro estão hospitalizados e 12 estão em ERPI [estrutura residencial para pessoas idosas]”, divulgou a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

Contudo, a responsável afirmou que a situação tem tido uma “evolução positiva”. “O surto está estabilizado e sem casos novos nos últimos dias”, disse.

Um outro surto detetado no Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, já provocou a morte de 15 pessoas.

“Infelizmente há 14 utentes hospitalizados e 15 utentes que faleceram”, confirmou a mesma delegada de saúde.

Nesta altura, há 99 utentes e 47 funcionários infetados na instituição.

De acordo com Maria dos Anjos Esperança, o surto “tem estado muito bem acompanhado diariamente com reforços de recursos humanos e em termos de análises de risco”.

Fonte: Record tv

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *