Connect with us

Alentejo

Softinsa cria Lab em Portalegre

Criação de um Laboratório especializado em soluções tecnológicas para as Cidades Inteligentes.

Decorreu ontem a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Politécnico de Portalegre, a Softinsa e a IBM Portugal.

Portalegre vai assim ter um Centro de Desenvolvimento que irá permitir a criação de postos
de trabalho qualificados, diz o município em nota enviada â imprensa. O objetivo deste protocolo é criar um Lab especializado em soluções tecnológicas para as Cidades Inteligentes.
Na primeira fase, o Centro de Desenvolvimento ficará sedeado no Campus Politécnico, na incubadora de empresas de base tecnológica, ocupando o espaço de cowork. Uma vez concluídas as obras de ampliação da BioBIP, o Centro de Desenvolvimento da Softinsa ocupará um dos novos edifícios com dois andares e área útil de aproximadamente 500 m2.

A cidade de Portalegre e o seu concelho serão usados como um “laboratório vivo”, que permita testar funcionalidades e a sua adaptabilidade à realidade local, em áreas tais como a gestão sustentável do uso da água em espaço urbano e as Soluções para Cidades Inteligentes.

O acordo foi assinado, num evento restrito, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, que contou com a intervenção do diretor geral da Softinsa, Sérgio Pereira; do presidente da IBM Portugal, José Manuel Paraíso; do presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, e da presidente do Município, Adelaide Teixeira.