Connect with us

Saúde

Santiago do Cacém debateu violência interpessoal

O II Encontro sobre a prevenção da violência interpessoal no Alentejo decorreu, dia 21 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém. Numa organização da Administração Regional de Saúde do Alentejo reuniu as equipas regionais de Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco (ASCJR) e de Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida (ASGVCV).

O encontro teve o objetivo promover a sensibilização, prevenção e abordagem sobre a violência nas relações interpessoais, e proporcionar a todos os interveniente um momento de partilha das diferentes experiências, o que para a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Margarida Santos é de “capital importância para a construção de uma sociedade mais pró-ativa e dialogante”.

Dos temas abordados fizeram parte as questões da violência doméstica e a importância de conhecer as situações e refletir sobre elas, a intervenção articulada na violência interpessoal, a proteção de crianças e adolescentes num contexto de violência e a arte da parceria na promoção e proteção de crianças e jovens.

O Serviço Nacional de Saúde, para dar respostas às questões da violência interpessoal, constituiu equipas multidisciplinares nos cuidados de saúde primários e nos cuidados saúde hospitalares, que têm sido alvo de formação específica, com a elaboração de documentos técnicos e a criação de instrumentos de apoio à intervenção das equipas.