Connect with us

Cultura

Santiago do Cacém: Dança com sabor animou tarde em Vila Nova de Santo André

Foi com passos de dança com vários “sabores” que decorreu a iniciativa Sábado a Ler… que apresentou a “Oficina Zampadanças – Danças do Mundo” pela Associação Pédexumbo, no dia 23 de novembro, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André.

Tudo começou com um cozinheiro que encontrou a dança no meio de ingredientes, de utensílios de cozinha e de receitas. Primeiro timidamente foram servidas as entradas, com danças leves e alegres da Galiza e Dinamarca, que soltaram os participantes. A diversão começou a tomar conta do ambiente que serviu polcas, da Alemanha, como prato principal, e feijões do México, foi o reboliço e a gargalhada geral. Seguiu-se uma mousse de dois chocolates belga, com as duas dezenas de,“dançarinos” a ondularem pela sala em filas organizadas, que se misturaram como em qualquer sobremesa deliciosa. Para “desmoer” foi servido um chá de ondas do mar do Havai, que os participantes quiseram repetir. No final ficou a vontade de provar mais sabores, mais sons e movimentos do mundo.

A iniciativa Sábado a Ler… insere-se no programa municipal de combate ao insucesso escolar, “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.