Connect with us

Política

PROTEÇÃO CIVIL TESTADA EM ÉVORA

Parecia uma aterragem igual a tantas outras, mas no momento em que toca o solo, o pequeno avião descontrola-se, sai da pista e incendeia-se. Os meios de socorro são prontamente accionados. Primeiro os do Aeródromo. Depois os restantes. O autotanque da Proteção Civil Municipal chega ao local e começa a apagar as chamas. Dali a instantes, acodem os Bombeiros Voluntários de Évora. Polícia de Segurança Pública também entra em campo, assim como a ambulância para transportar os feridos, um grave e dois ligeiros, que são retirados cuidadosamente do local.

Este foi o cenário de treino que incluiu os diversos meios de socorro de Évora, no âmbito do exercício Emergência à Escala Total.  O exercício destinou-se a testar o Plano de Emergência do Aeródromo Municipal de Évora (LPEV), nomeadamente testar e treinar a exequibilidade dos procedimentos aí inscritos, o que a acontecer determinará a manutenção do Plano de Emergência, ou caso tal não se verifique, desencadeará a ajustes de forma a aproximar a capacidade de resposta demonstrada com a realidade do LPEV.

De acordo com a regulamentação em vigor para o setor, os aeródromos estão obrigados à realização de um Exercício à Escala Total bienalmente, e sempre que disponham de um novo Plano de Emergência.

Facebook Comments
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *