Connect with us

Sociedade

Projeto “Adélia”, apresentado em Monforte

No âmbito do Projeto Adélia, realizou-se, em Monforte, no passado dia 12 de novembro, um workshop de apresentação e discussão dos instrumentos de diagnóstico local para o desenvolvimento de Planos Locais de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens.

Este workshop foi dinamizado pelo CESIS (Centro de Estudos para a Intervenção Social) e juntou vários elementos que integram as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ’s), do distrito de Portalegre, que já aderiram ao referido projeto.

Lançado em dezembro de 2018, o Projeto Adélia é um projeto de apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental que funciona como estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil.

O projeto é promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Segundo esclareceu Vera Batista, a representante da Câmara Municipal de Monforte na CPCJ concelhia e interlocutora local do Projeto Adélia, parentalidade positiva “é um comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das suas principias necessidades e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento.

Este projeto procura envolver as famílias e cuidadores, profissionais que trabalham com famílias, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, entidades com competências em matéria de Infância e Juventude e a Sociedade Civil em geral.”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *