Connect with us

Educação

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O PÃO

Com a principal missão de desenvolver experiências de contacto direto com as manifestações culturais do concelho, a Câmara Municipal de Vidigueira está a desenvolver, junto dos alunos de 1º e 2º ano do 1º. ciclo do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, o Programa de Educação Patrimonial “Memórias e Património: o Pão”. Pretende-se, assim, que as crianças se envolvam num processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da sua herança cultural, capacitando-as para melhor usufruto desse legado, num processo contínuo de salvaguarda do mesmo. Nesse âmbito, o programa tem como objetivos: consciencializar os alunos para a valorização da sua identidade cultural; sensibilizar as crianças para a salvaguarda do património histórico-cultural do seu território e divulgar o património como fator de desenvolvimento local.

Nos meses de janeiro e fevereiro realizaram-se as atividades: Há moinhos… e moleiros, com uma visita a um moinho de vento, perto da cidade de Beja, conduzida pelo senhor Francisco Soares e uma visita pedagógica ao forno da Ti Bi Gadelha, orientada pelo professor Florival Baiôa Monteiro, presidente da Associação de Defesa do Património de Beja.

Em contexto de sala de aula, os alunos realizaram uma oficina de construção de moinhos, promovendo assim, o desenvolvimento da criatividade e da educação, através de metodologias artísticas.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *