Saúde
Profissionais de saúde de serviço na segunda vaga podem receber prémio

A Ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu, em entrevista à Renascença e ao jornal “Público”, alargar o pagamento do prémio de desempenho aos profissionais de saúde que estão a combater a segunda vaga. A ministra respondeu que ainda está a ser regulamentada “aquilo que é uma norma votada pela Assembleia da República e, portanto, obviamente, se houver esse quadro legal, certamente que sim”
O prémio não irá abranger apenas médicos, apesar de ainda não ser certo o número de profissionais de saúde considerados elegíveis para o prémio. “São profissionais de saúde, no sentido da nova lei de bases da saúde que não abrange só prestadores diretos de cuidados, mas também prestadores de atividades de suporte, por exemplo, secretários clínicos”, sublinhou a ministra durante a entrevista.
Quanto ao pagamento dos prémios de desempenho aos profissionais que estiveram na linha da frente durante a primeira vaga, Marta Temido espera que esteja concluído até ao final do ano. O prémio consiste no pagamento do equivalente a 50% da remuneração aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e majoração das férias. A proposta partiu do PSD e foi aprovada no Parlamento por unanimidade, no passado mês de julho, e foram deixadas áreas por regulamentar. O Concelho de Ministros aprovou sábado, dia 21 de novembro, a regulamentação do prémio em falta.
Cláudia Patrício Silva

You may like
Covid-19: Mais 78 mortos e 3.262 infetados em Portugal
Covid-19: Casos ativos baixam para 559 em Portalegre
Covid-19: Portugal com 5.444 novos casos e 67 óbitos
Covid-19: Portugal com 6.383 casos e 82 mortos
Covid-19: Portugal regista mais 5.290 infetados e 71 óbitos
Covid-19: Distrito de Portalegre com 473 casos ativos