Connect with us

Alentejo Litoral

Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca edição 2020

O 13.º Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, abre de 2 de março a 30 de abril o período de entrega de obras a concurso.

Ao instituir o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, o Município de Santiago do Cacém presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência. Contribuindo, simultaneamente, para a revelação de novos criadores na nossa língua, que é garante da soberania nacional e elemento essencial do património cultural português. O Prémio distingue uma coletânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por autor maior de idade, natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona.

O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca é concedido bienalmente, tem um valor pecuniário de 4000 euros para a obra vencedora selecionada pelo júri, que será editada no ano seguinte ao concurso.

A obra vencedora da 12.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, em 2019, foi o “Um Fiel Jardineiro e Outras Histórias” da autoria de Maria de Fátima Ferreira Rolão Candeias, pseudónimo Mnemósine, que mereceu a unanimidade do júri.