Connect with us

Educação

PRÉMIO INTERNACIONAL DE SERPA PARA ÁLBUM ILUSTRADO COM MAIS DE 200 INSCRIÇÕES

A Câmara Municipal de Serpa, em colaboração com a editora Planeta Tangerina, promove a terceira edição do Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado, com periodicidade bienal. A iniciativa tem como objetivos fomentar e desenvolver a qualidade literária e artística do álbum ilustrado e estimular a criação de novos projetos nessa área.

Esta edição contou com 232 candidaturas de 27 países (Alemanha, Argentina, China, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Lituânia, México, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia).

O júri foi constituído por Anna Castagnoli, autora/ilustradora de nacionalidade italiana, por Madalena Matoso, em representação da editora Planeta Tangerina, e por Paula Estorninho, representante do Município de Serpa.

A obra apresentada com o título “Ñam”, de Nucia Pocero (Espanha), foi a vencedora do 3.º Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado. Nas palavras do júri, “o livro conquistou-nos pelo ritmo, frescura, surpresa, humor, força da expressão gráfica e pelo jogo entre as imagens e o texto. Acreditamos que será um prazer partilhar este livro entre leitores grandes e pequenos.”

Foram ainda atribuídas menções honrosas às seguintes obras: “Where is the fish?”, de Beatrice Dietel (Alemanha), “No use for a broken fork”, de Marco Quadri (Itália) e “Prince hates it!”, de Cheng Hsuan-Chieh (Taiwan).

O júri considerou que foram “projetos que se destacaram por diferentes razões: frescura e autenticidade da linguagem gráfica, segurança e qualidade do desenho, sentido de humor e pormenor.” O álbum premiado será publicado em língua portuguesa pela editora Planeta Tangerina e a sua autora recebe 4000 euros, correspondendo 1500 euros relativos a adiantamento de direitos de autor.

A entrega do prémio e o lançamento do livro encontram-se previstos para o mês de maio de 2020 em Serpa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *