Connect with us

Sociedade

OURIQUE INAUGURA INFRAESTRUTURAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA ALDEIA DE PALHEIROS E SANTA LUZIA

A água é bem essencial para a vida, importando, para além do seu uso racional, assegurar a existência de infraestruturas que garantam a sustentabilidade do abastecimento às populações.

Há muito que o Município de Ourique, por iniciativa própria ou em articulação com a Águas Públicas do Alentejo, S.A. tem concretizado um programa de investimentos que tem possibilitado a concretização de projetos estruturantes para o abastecimento de água e para o saneamento de águas residuais das populações do concelho de Ourique.

Prosseguido esse esforço contínuo de investimento do território para responder às necessidades das populações, o Município de Ourique e a Águas Públicas do Alentejo, S.A. visitam e inauguram na hoje, quinta feira, 21 de maio, o Reservatório de Aldeia de Palheiros e a ligação de Garvão a Santa Luzia para abastecimento do seu Reservatório.

A comitiva sairá do edifício da Câmara Municipal de Ourique, pelas 16:00 horas, estando previsto o final do programa para as 19 horas.

O Município de Ourique tem concretizado projetos que contribuem para a qualidade de vida e para a sustentabilidade das respostas, razões estão também presentes na defesa da ligação da Barragem do Roxo à Albufeira do Monte da Rocha, projeto que salvaguarda o futuro do abastecimento de água e uma resposta mais sólida ao problema das alterações climáticas no Baixo Alentejo.

O Reservatório de Aldeia de Palheiros destina-se a assegurar o Abastecimento de Água em Alta à população de Aldeia de Palheiros a partir de água produzida na ETA de Monte da Rocha, e abarcou a construção de uma Estação Elevatório, uma conduta em PEAD DN75 com 8,3 km e o Reservatório Elevado de Aldeia de Palheiros, com uma capacidade de 250 m3.

O valor total deste investimento, incluindo o custo da obra e os encargos com projeto, fiscalização e expropriações, ascendeu a €842.804,70

A Ligação de Garvão a Santa Luzia destina-se a assegurar o Abastecimento de Água em Alta ao Reservatório de Santa Luzia, a partir de água produzida na ETA de Monte da Rocha. Este abastecimento valoriza as condições geradas por empreitadas anteriores que já asseguram o abastecimento a Garvão a partir da ETA do Monte da Rocha e da própria ETA de Monte da Rocha. No decurso da concretização da obra foi contruída uma conduta entre Garvão e Santa Luzia, que servirá igualmente para abastecer várias povoações do município de Odemira, e efetuada ainda uma reabilitação do recinto do Reservatório.

O investimento concreto no abastecimento a Santa Luzia tem, na presente empreitada um valor de cerca de €200 000, incluindo o custo da obra e os encargos com projeto, fiscalização e expropriações.

A intervenção teve como principais objetivos:

Construção de Estação Elevatória em Garvão e Conduta Elevatória a partir dai até um reservatório de regularização (RR Principal);
Abastecimento, em percurso, ao reservatório de Santa Luzia;
Reabilitação do reservatório de Santa Luzia;