Connect with us

Cultura

Odemira: Grupo Coral de Odemira comemora hoje os 80 anos da primeira gravação suas modas

O Grupo Coral de Odemira comemora hoje, dia 7 de dezembro, os 80 anos da primeira gravação áudio das vozes de Odemira e dos seus cantares, ou das suas “modas”, numa tarde dedicada ao cante alentejano, com atuações e uma palestra. Esta iniciativa pretende segundo o Grupo Coral, enaltecer o cante alentejano e valorizar o trabalho já feito, sobretudo na recuperação de temas antigos.

As gravações áudio de cantares alentejanos em Odemira, realizados a 5 de novembro de 1939, são reveladas no livro “Alentejo: Vozes e Estética em 1939/40 – edição crítica dos registos sonoros realizados por Armando Leça”, publicado pela Tradisom, com coordenação da Professora Doutora Maria do Rosário Pestana. Esses registos contêm seis modas pelas vozes de cantadores de Odemira, e que são agora apresentadas em CD, reinterpretadas pelo Grupo Coral de Odemira.

A partir das 15.00 horas haverá desfile de Grupos Corais, nas ruas do centro da vila de Odemira, com a participação do Grupo Coral da Sete, Grupo Coral de Garvão, Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, Grupo Coral de S. Luís, Grupo Coral Feminino de Amoreiras-Gare, Grupo Coral da Escola Damião de Odemira do Agrupamento de Escolas e do Grupo Coral de Odemira.

Para as 16.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, está agendada uma palestra com intervenções das etnomusiólogas Salwa El-Shavan Castello-Branco (Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa) e Maria do Rosário Pestana (Professora Investigadora da Universidade de Aveiro).

Depois da palestra, pelas 17.00 horas, os grupos corais participantes serão convidados a atuar em palco.

Fundado em 1977, o Grupo Coral de Odemira tem mantido a tradição dos cantares e modas alentejanas, algumas herdadas do antigo grupo ” Rouxinóis do Mira” que remonta a 1944 e que teria na sua constituição algumas das vozes gravadas por Armando Leça.

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR