Connect with us

Cultura

“O Comboio vai ao Circo” no Carnaval de Avis

As Ludotecas Municipais de Avis ultimam os preparativos para a realização de mais uma edição do Carnaval, este ano dedicada às artes circenses performativas e ao circo contemporâneo.

Para a quadra carnavalesca, o coletivo preparou uma programação especial, assente na reinvenção da tradição, no incentivo à criatividade, à imaginação, ao espírito folião e à sátira social, em torno de uma atividade lúdica e recreativa que tem por objetivo promover a animação sociocultural e assinalar esta data festiva.

No primeiro dia, 21 de fevereiro, o “pontapé de saída” das festividades será em Avis, às 10h30, com o desfile das crianças do Pré-escolar e 1.º e 2.º Ciclo da E.B. 2,3 Mestre de Avis.

No dia seguinte, 22 de fevereiro, a marcha dos mais pequenos será em Maranhão, às 14h00, e em Alcórrego, às 15h00, num desfile onde não irão faltar “Os domadores de leões”, numa alusão a estas personagens ligadas ao circo. Ainda neste dia, a partir das 14h00, Figueira e Barros reúne “Os palhaços divertidos”, figuras destacadas na história do circo, e, às 14h30, será Benavila a surpreender o público com os “Mágicos”, os artistas da ilusão, com truques…bem feitos! Um pouco mais tarde, às 15h30, mais uma voltinha, mais uma viagem, desta vez em Ervedal, onde “menina bem-comportada não paga…! Mas também não entra, no grupo dos endiabrados “Trapezistas”.

A 23 de fevereiro, o Grande Desfile, pelas ruas de Avis, contando com a participação da Ludoteca Municipal de Avis, com “A banda vai ao Circo” e dos carros alegóricos e mascarados das restantes Ludotecas Municipais, Associações e Coletividades locais, IPSS’s, Trabalhadores do Município e Freguesias/Uniões de Freguesias e todos os foliões, vai ter início, às 15h00, após concentração de todos os participantes no Largo do Convento.

Em Valongo, a festa, mais descontraída e imprevisível, vai acontecer, no dia 25 de fevereiro, com a participação espontânea de todo o público num Carnaval Trapalhão que, à semelhança do ano anterior, irá mostrar a sátira, a ramboia e a folia, a pândega, a galhofa e tudo aquilo que a imaginação decidir.