Connect with us

Sociedade

Nisa promove caminhada junto ao ‘seco’ Rio Sever

O Município de Nisa vai levar a cabo, amanhã, 23 de novembro, mais uma iniciativa do programa “Caminhos de Nisa ao Encontro do Património”, que visa aliar o desporto à cultura, proporcionando agradáveis caminhadas com paisagens únicas e trilhos inesquecíveis.

Com particular destaque para a passagem junto ao rio Sever, um dos rios secos com a polémica gestão de caudais do rio Tejo, esta caminhada contará assim com um fator de sensibilização para este problema que tem afetado gravemente o concelho de Nisa.

“DAS AZENHAS DO SEVER AO RIBEIRO DO LAPÃO”, assim se apelida esta que é a penúltima caminhada deste programa, pretende dar a conhecer os principais pontos de interesse desta beleza natural, paredes meias com a raia espanhola, numa altura em que, por força do abaixamento do leito dos rios Tejo e Sever, ficaram à vista antigas azenhas e moinhos, facto inédito em 45 anos, praticamente desde a construção da Barragem de Cedillo.

A foz da ribeira de S. João, linha de água que divide os concelhos de Nisa e de Castelo de Vide, é outro dos pontos atrativos desta rota, juntamente com a emblemática Azenha do Moinho Branco, local de rara beleza natural e paisagística.

Numa tentativa de juntar o melhor dos dois percursos pedestres, junto ao rio Sever em Montalvão, destaca-se ainda o Chafariz de Palos, os Montes da Queijeira e da Pobreza, o ribeiro do Lapão, as construções e os abrigos em xisto, pelo que motivos há de sobra para que todos os caminheiros e aficionados da natureza que fizeram a sua inscrição.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *