Connect with us

Educação

Município de Viana cria Observatório Municipal de Educação

O Município de Viana do Alentejo implementou um Observatório Municipal de Educação com o intuito de acompanhar e aprofundar, com facilidade e rigor, as políticas educativas implementadas e divulgar o trabalho desenvolvido no setor da educação.

O Observatório irá também monitorizar ao momento os indicadores dos níveis de sucesso, bem como correlacionar esses dados com dados socioeconómicos, culturais de formação da comunidade.

Este foca-se na construção participada e no envolvimento de toda a comunidade educativa e, em linhas gerais, aponta para a prevenção do abandono escolar precoce, a melhoria do sucesso escolar dos alunos e dos indicadores de qualificação e formação da população dos Municípios.

O Observatório Municipal de Educação possui quatro componentes – Tratamento e recolha de dados, Portal da Educação, Carta Educativa Interativa e Plataforma de Business Intelligence.

O Portal da Educação (https://educacao.cm-vianadoalentejo.pt) é um sítio web para publicação e partilha de informações de carácter educativo, especialmente dirigida a pais, professores, alunos e educadores em geral. O Portal irá disponibilizar informação sobre as escolas do município, oferta formativa, ação social escolar, refeitórios escolares, prolongamento de horário, atividades e projetos, entre outra.

O Portal disponibilizará, igualmente, uma área de consulta e download de documentos de interesse, que estarão catalogados por tema e serão de cariz público. Para o efeito, existirá uma área na qual o técnico do Observatório Municipal de Educação poderá criar temas e editar documentos. A Agenda e as Notícias serão também de consulta pública. Com esta nova ferramenta de monitorização de todo o meio escolar, toda a comunidade poderá ter acesso a informação educativa credível e útil para conhecer melhor toda a envolvente educativa.