Connect with us

Cultura

MUNICÍPIO DE OURIQUE E NOVO BANCO REFORÇAM IMPORTÂNCIA CULTURAL DA GALERIA DE ARTE DE OURIQUE

O Município de Ourique e a Administração Novo Banco vão assinar na próxima terça feira, 11 de fevereiro, pelas 15:45 horas, na Atalaia-Galeria de Arte de Ourique, um protocolo para a cedência para exposição permanente de um conjunto de seis obras do artista Günther Förg, pertencentes à Coleção de Pintura do Novo Banco.

O ato presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, e pelo Presidente do Novo Banco, António Ramalho, contará com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, num impulso que reforça a oferta de bens culturais no território e é suscetível de ser mais um motivo para uma visita a Ourique.

Günther Förg estudou na Academia de Belas Artes de Munique e fez parte de uma geração pós-guerra de artistas alemães que reagiram contra o modernismo. A diversidade da sua expressão criativa integra escultura, pintura, gravura, fotografia e desenho, muitas vezes em combinação. Förg foi um dos pioneiros na exibição de obras multidisciplinares, pré-datando grande parte da arte da instalação. Historicamente classificado como um artista abstrato e minimalista, Förg é conhecido pelo uso de cores sólidas e saturadas, embora uma de suas séries mais famosas seja um corpo de fotografias em preto e branco da arquitetura internacional da Bauhaus, feitas entre 1980 e 2006.

O Município de Ourique tem mantido uma sustentada intervenção no sentido de valorizar o património, as tradições e as marcas de identidade que contribuem para a afirmação da comunidade e para a sua projeção diferenciada na região e no país.