Connect with us

Sociedade

Moura: Restauração da Independência celebrada em Santo Aleixo

Santo Aleixo da Restauração recebe as tradicionais comemorações do 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640. A comemoração da data é promovida pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, na Praça da Restauração e terá início pelas 11h, com a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense.

Segue-se às 11:30 o içar da bandeira, às 12:00 discursa Francisco Candeiras, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Manuel Alegre e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. Às 12:30 terá lugar o lançamento do livro infantil “Uma aldeia, mil heróis…”, de Marisa Bacalhau e Carlos Rico e às 13:00 haverá convívio popular com atuações musicais do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.

Recorde-se que o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, a sua coragem está homenageada no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.