Connect with us

Sociedade

Moura: Restauração da Independência celebrada em Santo Aleixo

Santo Aleixo da Restauração recebe as tradicionais comemorações do 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640. A comemoração da data é promovida pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, na Praça da Restauração e terá início pelas 11h, com a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense.

Segue-se às 11:30 o içar da bandeira, às 12:00 discursa Francisco Candeiras, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Manuel Alegre e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. Às 12:30 terá lugar o lançamento do livro infantil “Uma aldeia, mil heróis…”, de Marisa Bacalhau e Carlos Rico e às 13:00 haverá convívio popular com atuações musicais do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.

Recorde-se que o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, a sua coragem está homenageada no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Canal Alentejo

GRÁTIS
BAIXAR