Connect with us

Política

MINISTRO DA ECONOMIA AFIRMA QUE “O RITMO DE MUDANÇA SERÁ CADA VEZ MAIS RÁPIDO”

«Se olharmos para os proximos dez anos, a única coisa de que temos a certeza é que o ritmo da mudança será ainda mais rápido», do que tem sido até agora, afirmou o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na abertura da WebSummit.

O Ministro acrescentou que «a tecnologia mudará e ajudará a solucionar muitos dos problemas atuais, mas também criará alguns problemas novos» devido a essa mudança, e «à medida que as mudanças acontecem, teremos de enfrentar situações novas que terão efeitos importantes para todas as comunidades e para toda a humanidade».

Pedro Siza Vieira sublinhou que «estaremos a escrever as direções do caminho à medida que vamos construindo o caminho e avançando nele».

O Ministro começou por lembrar o início da WebSummit, «há 10 anos, quando umas centenas de empreendedores se encontraram com alguns investidores, fizeram alguns negócios que deram origem à ascensão de algumas empresas muito interessantes».

«Dez anos depois, a visão é muito diferente e o ritmo de mudança na WebSummit reflete o ritmo de mudança da sociedade digital que está a ter lugar, em que as coisas estão a avançar muito depressa», disse ainda.

Siza Vieira referiu que «estas conversas entre Governos, empresas, investidores, interessados, cidadãos, organizações não-governamentais vão continuar a acontecer e a WebSummit, daqui a 10 anos, vai ser o lugar onde essas conversas vão ter lugar», acrescentando que «é muito apropriado que estas conversas tenham lugar em Lisboa durante os próximos 10 anos».

«No século XVI, Lisboa era a capital da primeira globalização. Tínhamos comerciantes, cientistas, navegadores de todo o mundo que vinham para cá, trocavam ideias, criavam valor para toda a humanidade e abriam os tesouros de um mundo que, na altura, era desconhecido», afirmou.

Desde então, «Lisboa tem estado aberta ao mundo e tem sido um lugar onde comunidades, culturas, pessoas diferentes se têm encontrado».

O Ministro disse ainda que «nos próximos 10 anos, esta parceria entre a WebSummit e Portugal vai ser o lugar onde estes debates sobre a transformação digital vão acontecer», acrescentando que «Portugal vai receber-vos, a vós e a outros como vós, nos próximos anos, com o mesmo calor humano com que o temos feito ao longo dos últimos 500 anos».

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *