Connect with us

Cultura

(IM) PREVISTOS LEVA CANTE ALENTEJANO A VALÊNCIA DE ALCÂNTARA

O Festival Transfronteiriço (IM)Previstos Culturais levou o Cante Alentejano às X Jornadas Gastronómicas e Agroalimentares Tejo Internacional, em Valência de Alcântara, no dia 26 de outubro.

“Uma Orquestra, múltiplos sons”, é uma coprodução que junta o Cante Alentejano com a Escola de Artes do Norte Alentejano, na celebração das tradições através de uma expressão musical muito genuína e popular, que aqui é pontuada ou sublimada pelas sonoridades da música clássica.

O Cante é muitas vezes associado à ruralidade e a uma classe social que se formou numa região onde a industrialização agrícola e a extração mineira se desenvolveram, em final do século XIX e início do século XX. Ao juntar a música erudita a esta equação, consegue-se uma sonoridade mais rica pela fusão do canto polifónico com instrumentos como o piano, o trompete e os violinos.

O Festival Transfronteiriço (IM) Previstos Culturais, tem como objetivo dar a conhecer melhor as raízes culturais e a cultura festiva, através de diferentes expressões artísticas, reforçando a cooperação e a consolidação de sinergias entre ambos os países.