Connect with us

Alentejo

Há quanto tempo não testa a qualidade da sua ligação à Internet? ANACOM lança novas funcionalidades na app NET.mede

Para tornar mais fácil o diagnóstico da qualidade das ligações à Internet e medir a velocidade de Internet, a ANACOM renovou a aplicação NET.mede e a área reservada My NET.mede. Agora, quando voltar a fazer um teste com a app NET.mede ou consultar os resultados dos testes que realiza com a app, na sua área My NET.mede, irá usufruir de uma experiência de utilização mais intuitiva e com novas funcionalidades, para além de um novo ambiente gráfico.

app NET.mede foi completamente renovada e permite:

  • caracterizar de forma mais detalhada as suas ligações à Internet;
  • personalizar os nomes dos acessos/equipamentos em que efetua os seus testes (por exemplo, “minha casa”, “escritório”, bem como “meu computador” ou “tablet da minha filha”);
  • acompanhar melhor o progresso dos testes dos vários parâmetros;
  • ver o relatório completo do teste e obter exemplos de serviços que a sua ligação à Internet permite com base nos valores medidos;
  • comparar o resultado da velocidade de download medida no teste com o valor contratado que indicar.

Na nova área My NET.mede vai poder:

  • consultar os resultados dos testes que realizou, por cada acesso e equipamento (com base na caracterização que fizer);
  • ver um relatório qualitativo, com exemplos de serviços que a sua ligação à Internet permite, com base nos valores médios dos testes realizados no acesso, equipamento e período temporal escolhidos;
  • consultar os resultados dos testes realizados ao longo de dois anos;
  • ver os resultados dos testes através de gráficos interativos, por dias ou por horas;
  • extrair resultados dos testes, nos formatos gráfico ou tabela.

Para que possa usufruir desta nova experiência é necessário proceder à atualização das novas versões da app nos equipamentos que usar para fazer testes (computadores, smartphones e tablets); definir uma nova palavra-passe, uma vez que os critérios para a sua criação foram alterados para melhorar a segurança dos seus dados; autorizar o tratamento dos dados pessoais, de acordo com a nova política de privacidade.

app NET.mede está disponível para computadores, com sistemas operativos Windows e MacOS, e para smartphones e tablets, com sistemas operativos Android e iOS. As várias versões estão disponíveis na página oficial do serviço em https://netmede.pt/app ou nas lojas oficiais.

No final dos testes de velocidade com o NET.mede, em todas as versões, é apresentado um relatório com o valor dos parâmetros medidos, bem como informação qualitativa que mostra, de forma indicativa e em função dos resultados, exemplos de utilizações e serviços que a ligação testada permite usar, como sejam jogar online em rede ou realizar uma videochamada.

Aos utilizadores que desejarem obter diagnósticos mais exaustivos, a ANACOM recomenda a realização de vários testes em diferentes dias e horários. Para maior comodidade, a versão da app para computador permite o agendamento de testes automáticos. A informação obtida através do NET.mede pode ser um elemento importante na gestão da relação dos utilizadores com o seu operador, permitindo-lhes questionar, de forma mais sustentada, a qualidade do serviço prestado.

Para que o utilizador possa consultar, de forma sistematizada, os resultados dos testes que realizar com a app, é necessária a criação de um registo no primeiro acesso à app ou à área reservada My NET.mede. Basta indicar um endereço de email, um nome de utilizador e uma palavra-passe. As credenciais de acesso são comuns à app e ao My NET.mede.

Assinala-se ainda que o site do NET.mede já disponibiliza, desde 2017, estatísticas de resultados dos testes de velocidade efetuados pelos utilizadores através do browser. De futuro, poderão vir a ser disponibilizadas também estatísticas de resultados dos testes realizados através da app.

A primeira versão do NET.mede foi lançada pela ANACOM em 2013, tendo desde então sido realizados pelos utilizadores mais de 3 milhões de testes através deste serviço.

A utilização destes instrumentos de diagnóstico também fornece à ANACOM elementos que ajudam a monitorizar o desempenho do serviço de acesso à Internet.

A renovação do NET.mede, à semelhança da avaliação de qualidade de serviço de comunicações móveis, cujo estudo relativo ao Alentejo foi divulgado há dias, insere-se numa estratégia mais ampla da ANACOM, no sentido do reforço e melhoria da informação, bem como de disponibilização de meios de aferição de qualidade de serviço, colocados à disposição dos consumidores.

O NET.mede está acessível a partir de https://netmede.pt/.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *